Bate-papo sobre a redação vai dar dicas para os candidatos do Enem

Imagem:

Compartilhar:

Confira bate-papo com dicas sobre a redação do Enem

Criado em 11/10/12 21h15 e atualizado em 16/10/12 17h15
Por Portal EBC


Para maioria dos estudantes, a redação é o grande bicho-papão do Exame Nacional do Ensino Médio. O candidato tem 30 linhas para provar para o avaliador a sua capacidade de expor ideias e apresentar argumentos consistentes sobre o tema proposto. Tudo isso sem derrapar nas regras gramaticais. Para ajudar você a se dar bem na prova, o portal EBC promoveu na terça-feira (16) um bate-papo ao vivo sobre a redação do Enem. Se você perdeu, pode assitir novamente clicando no player acima. 

Interação Enem
Pelo Twitter, candidatos tiraram dúvidas sobre a redação do Enem (Reprodução)

Nossos convidados foram os professores de redação Fabiano Scodeler e Leiva Leal. Eles responderam a várias perguntas de candidatos preocupados em fazer um bom texto. O bate-papo foi transmitido via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+. Veja um resumo dos principais temas que foram discutidos no bate-papo:

Argumentação: A redação do Enem é do tipo dissertativo-argumentativo. Isso significa que o aluno terá que defender um ponto de vista  a respeito de um assunto específico, em geral polêmico. E como criar bons argumentos? Para isso é fundamental que o aluno esteja bem informado sobre os principais temas em debate no Brasil e no mundo. Leia sobre esses assuntos e faça um exercício de argumentação. A professora Leiva deu exemplo: se o tema fosse a segurança no trânsito, o que o candidato poderia escrever sobre a violência nas estradas brasileiras? Por que os acidentes ocorrem? Quais são os principais problemas? 

Manual de redação para o Enem: tire todas as suas dúvidas [2]

Tema da redação: é impossível adivinhar qual será o tema da redação, mas os professores deram alguns palpites. Entre eles a corrupção, o racismo, a Lei de Cotas, a liberdade de imprensa, a nova classe média, o papel do Brasil no cenário mundial. Quer saber mais sobre outros assuntos que podem estar no Enem? Leia [3] essa seleção que nós preparamos.

Proposta de soluções inovadoras: O edital do Enem pede que ao final do texto o aluno faça uma proposta de solução para os temas abordados. O professor Fabiano lembrou que essas soluções não devem ser muito genéricas e de preferência devem apresentar uma proposta inovadora para resolver o problema. 

Estratégias de preparação: O professor Fabiano recomendou aos candidatos que busquem os temas de edições anteriores [4]para saber como os temas foram cobrados. Outra dica é consultar o Guia da Redação do Enem [5] que neste publicou textos de alunos que tiraram nota máxima com o comentário da correção.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário