Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem

Imagem:

Compartilhar:

Candidatos que tiraram nota máxima na redação do Enem dão dicas para um bom texto

Criado em 01/11/12 18h45 e atualizado em 01/11/12 20h25
Por Amanda Cieglinski Fonte:EBC

Para muitos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a parte mais temida da prova é a redação. Os candidatos terão um espaço de 30 linhas para expor ideias e argumentos sobre o tema específico – isso sem tropeçar nas regras gramaticais e nas regras do edital.

Enquanto para alguns a redação é missão impossível, outros têm mais facilidade com a prova discursiva. Nós fomos buscar as dicas de dois candidatos que tiraram nota máxima – 1.000 pontos – no Enem de 2011. O tema do ano passado foi “Viver em rede: o limite entre o público e o privado.

Manual da Redação: dicas para um texto nota 1.000 [2]

A catarinense Helena Bedatti Zeh conta que prefere fazer a redação primeiro antes das questões objetivas porque está com a cabeça mais fresca. Ela cita alguns temas que, na opinião dela,  podem estar na redação do Enem 2012: a união estável entre casais homossexuais e o aborto de fetos anencéfalos, dois assuntos polêmicos que foram julgados neste ano pelo Supremo Tribunal Federa (STF). “Outro conselho é para que os alunos pesquisem sobre a questão da sustentabilidade. Neste ano tivemos a Conferência Rio+20, um evento mundial em que o Brasil teve uma importante participação no processo. Pesquisem sobre a questão da economia verde a sustentabilidade. Isso é um ponto chave do Enem 2012”, recomenda. Assista ao vídeo e confira outras dicas da Helena para um texto nota 1.000:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Wellington de Souza, hoje aluno do curso de relações internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também foi um dos campeões da redação do Enem no ano passado. Ele acredita que o bom resultado na prova discursiva foi importante para que ele conseguisse a vaga na Unifesp. Ele treinou muito para a prova e acha que essa estratégia foi definitiva para o bom resultado. A dica dele é “estar atento ao seu própria dia  a dia para conseguir argumentos para usar na redação”.

O texto do Wellington foi um dos selecionados para compor o Guia da Redação do Enem 2012, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Seis redações consideradas modelo foram incluídas no material, com os respectivos comentários sobre a estrutura e argumentação. Ler essas redações é uma boa dica para quem está inseguro sobre como escrever o seu texto. Você pode baixar o guia aqui [3].

Assista ao vídeo e confira outras dicas da Wellington para um texto nota 1.000:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [40] Fazer uma Reclamação [40] Fazer uma Elogio [40] Fazer uma Sugestão [40] Fazer uma Solicitação [40] Fazer uma Simplifique [40]

Deixe seu comentário