Há 75 anos, foi criada a UNE

Imagem:

Compartilhar:

Entidades comemoram royalties para a educação e reforçam mobilização

Criado em 30/11/12 20h50 e atualizado em 30/11/12 20h56
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Imagem - Há 75 anos, foi criada a UNE
UNE comemora royalties do petróleo para a educação (Roosewelt Pinheiro/ABr)

Diversidades entidades da sociedade civil comemoram a decisão da presidenta Dilma Rousseff de editar o Medida Provisória (MP) para destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação. O governo já tinha tentando aprovar essa determinação no projeto de lei tramitou no Congresso – e hoje foi parcialmente vetado pela presidenta – mas o dispositivo tinha sido retirado do texto.

“A MP tem três meses de tramitação, isso significa que a gente vai precisar correr contra o tempo. O elemento novo é que na votação passada a sociedade não gostou do fato de que o Congresso não vinculou os recursos do petróleo para a educação. Agora os parlamentares vão ter muita pressão social para garantir que essas verbas sejam da educação”, avalia o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Lei também: 

Internautas se mobilizam para destinar royalties do petróleo à educação [2]

Veto mantém royalties de contratos de regime de concessão já firmados [3]

UNE: royalties do pré-sal para educação é vitória estratégica para o Brasil [4]


A proposta de “carimbar” os royalties do petróleo como recurso a ser investido exclusivamente nas redes de ensino é  uma forma de viabilizar a meta de investimento prevista no novo Plano Nacional de Educação (PNE), ainda em tramitação no Congresso. O texto do PNE aprovado pela Câmara dos Deputados, e que seguiu para o Senado, prevê que o Brasil deve ampliar o investimento na área dos atuais 5,3% [5] do Produto Interno Bruto (PIB) para 10% do PIB no prazo de dez anos.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi outra organização que pressionou pela garantia dos  recursos do petróleo para a educação com campanhas, passeatas, tuitaços e articulação com deputados. “Fico bastante emocionado de saber que o Brasil é um país maduro e soube fazer a reflexão de não cair nos erros do passado, quando os riquezas naturais não foram compartilhadas com o seu povo”, declarou em nota o presidente da UNE Daniel Iliescu.

Outra entidade engajada na luta por mais recursos para a educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), lembrou que ainda é preciso garantir a aprovação da medida provisória no Congresso Nacional, o que exigirá mais pressão dos diversos setores da educação.

"Ainda precisamos aprovar a MP no Congresso para garantir realmente que os recursos dos royalties sejam destinados para a educação. A CNTE irá lutar permanentemente para que isso aconteça", disse o presidente da  entidade, Roberto Leão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [24] Fazer uma Reclamação [24] Fazer uma Elogio [24] Fazer uma Sugestão [24] Fazer uma Solicitação [24] Fazer uma Simplifique [24]

Deixe seu comentário