PNE deverá ser votado em setembro

Imagem:

Compartilhar:

Investimento em educação chega a 5,3% do PIB em 2011

Criado em 30/11/12 15h01 e atualizado em 16/05/13 16h13
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Marcha cobra 10% do PIB para educação e efetivação do piso nacional do magistério
Entidades pedem o aumento dos investimentos em educação para atingir o patamar de 10% do PIB (Marcello Casal/ABr)

O investimento público direto em educação chegou a 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 – 0,2 ponto percentuais a mais do que o patamar atingido em 2010. Os dados foram divulgados ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública no Senado.

Os números apontam que mantém-se o ritmo de crescimento verificado nos últimos anos: em 2009 o país investiu 5% do PIB em educação, em 2010 5,1% e em 2011 5,3%. No Senado, está em debate o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê um aumentos dos investimentos na área. O texto aprovado na Câmara prevê a ampliação dos gastos diretos em educação para 10% do PIB, no prazo de dez anos. A matéria agora precisa ser aprovada pelo Senado, antes de seguir para sanção presidencial.

Os investimentos diretos são recursos das três esferas do governo (União, estados e municípios) utilizados para bens, serviços e investimentos, incluindo construção e manutenção dos estabelecimentos de ensino, remuneração dos profissionais, recursos para assistência estudantil, alimentação, transporte, material didático, formação de professores. Outro dado é o investimento público total, que inclui na conta os gastos com profissionais aposentados e investimentos que não são feitos diretamente no sistema público - por exemplos bolsas de estudos como a do Programa Universidade para Todos (ProUni), que são concedidas a estudantes de baixa renda em insituições particulares. No caso do investimento total, o crescimento foi de 5,8% para 6,1% do PIB entre 2010 e 2010.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário