Valor do piso em 2013 é de R$ 1.567

Imagem:

Compartilhar:

Brasil ainda tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola

Criado em 06/03/13 12h01 e atualizado em 06/03/13 12h47
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Sala de aula escola
Brasil ainda tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola (David Schott/Creative Commons)

Desde 2009, uma emenda constitucional ampliou a obrigatoriedade escolar no Brasil que vai da pré-escola até o ensino médio. Isso significa que todas as crianças e adolescentes, dos 4 aos 17 anos de idade, devem estar matriculados na escola. Apesar do crescimento no acesso à educação nas últimas décadas, ainda há um longo caminho a percorrer: 8% da população em idade escolar está fora das salas de aula. O índice representa 3,6 milhões de crianças e jovens, contingente que equivale ao total da população do Uruguai.

Veja também:
Bate-papo vai discutir condições de acesso e qualidade da educação; assista [2]

Os dados foram apresentados em relatório divulgado hoje (6) pelo Movimento Todos pela Educação. A entidade monitora cinco metas relacionadas ao acesso e a qualidade do ensino no país, entre elas a taxa de atendimento dos brasileiros de 4 a 17 anos. O estudo mostra que os maiores problemas do atendimento estão localizadas nas duas “pontas” da educação: a pré-escola e o ensino médio.

Enquanto no ensino fundamental (6 a 14 anos), 98,2% das crianças estão na escola, na pré-escola (4 e 5 anos) e no ensino médio (15 a 17 anos), os índices são de 81,7% e 80,6%, respectivamente.

No caso da pré-escola, o desafio é criar 1.050.560 vagas para atender os alunos nessa faixa etária. A região Nordeste é a que tem a maior taxa de atendimento: 87,2% das crianças de 4 e 5 anos estão na escola. Norte e Sul apresentam as menores taxas: 71,3% e 71,4%, respectivamente.

“Na outra ponta, o ensino médio continua sendo um grande desafio a se enfrentar. Um número ainda expressivo de jovens está fora de qualquer sistema de ensino, seja por necessidade de trabalhar, seja por não se sentir motivado a permanecer na escola”, destaca o relatório.

Nesta quarta-feira, o portal EBC promove um bate-papo com PriscilaCruz e Mozart Neves Ramos, do Todos pela Educação, para discutir os resultados da pesquisa, a partir das 16h. Acompanhe! [2]

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [26] Fazer uma Reclamação [26] Fazer uma Elogio [26] Fazer uma Sugestão [26] Fazer uma Solicitação [26] Fazer uma Simplifique [26]

Deixe seu comentário