Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG

Imagem:

Compartilhar:

Comissão que apura trote na UFMG entrega relatório

Criado em 20/05/13 18h32 e atualizado em 20/05/13 18h40
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG
Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG. (foto: Facebook / Reprodução)

A comissão de sindicância que apura responsabilidades no trote realizado na Faculdade de Direito da UFMG já concluiu seu relatório. O prazo final encerrava-se hoje (20). Segundo a assessoria de comunicação da universidade, o documento foi encaminhado para a Procuradoria Federal que terá entre 15 e 30 dias para emitir um parecer sobre a legalidade do processo.

Enquanto os procuradores federais que atuam na UFMG analisam o relatório final, seu conteúdo seguirá em sigilo. Caso não se constatem inconsistências jurídicas no processo, o documento será liberado para que a instituição avalie eventuais punições que tiverem sido sugeridas.

LEIA TAMBÉM:
- Comissão tem autonomia para investigar influência de organizações em trote [2]

Caberá ao direitor da Faculdade de Direito da UFMG aplicar advertência, repreensão ou suspensão por até 8 dias. Se existir indicação de suspensão superior a 8 dias, a situação passará pela avaliação da Congregação da Faculdade, composta por representantes docentes e discentes e por funcionários. O Conselho Universitário, órgão máximo da UFMG, deverá dar a palavra final caso o relatório sugira a exclusão de algum estudante.

Trote

O trote aconteceu no dia 15 de março e gerou indignação na internet quando imagens consideradas racistas começaram a circular. Em uma delas, uma aluna recém-chegada na instituição aparece acorrentada e pintada de preto, carregando uma placa no pescoço com o nome carregava uma placa no pescoço com o nome "Chica da Silva" [3]. Outra fotografia mostrava estudantes em saudação nazista, ao lado de um calouro pintado com tinta preta.

- Veja também a série especial sobre neonazismo [4]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [66] Fazer uma Reclamação [66] Fazer uma Elogio [66] Fazer uma Sugestão [66] Fazer uma Solicitação [66] Fazer uma Simplifique [66]

Deixe seu comentário