MEC quer acabar com Prova Brasil e passar a usar Enem na avaliação da educação básica

Imagem:

Compartilhar:

Enem 2013: provas serão em 26 e 27 de outubro; inscrições começam dia 13 de maio

Criado em 08/05/13 14h53 e atualizado em 09/05/13 08h54
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Provas
Os detalhes sobre a edição do exame deste ano foram apresentados hoje (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já tem data marcada. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados hoje (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As inscrições começam dia 13 de maio e seguem até dia 27 de maio e serão feitas pela internet, pelo site do ENEM, que ainda não está no ar, mas ficará hospedado no portal do INEP [2].

No primeiro dia de provas, seráo os testes de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

O edital completo do Enem será publicado amanhã (9), no Diário Oficial da União. Assim como em anos anteriores, estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Para o restante do público, a taxa é de R$ 35. Para este ano, o MEC espera até 6,1 milhões de inscritos.

Leia também:

- Enem endurece critérios de correção da redação para 2013 [3]
- Entenda a diferença entre Enem/Sisu, Prouni e Fies [4]
- Entenda a Lei de Cotas [5]

Em 2012, 5, 7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem e 4,1 milhões participaram da prova. Desde 2009, o exame passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

No ano passado, 101 instituições públicas de educação superior aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que unifica a oferta de vagas e seleciona os alunos por meio da nota do Enem.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [47] Fazer uma Reclamação [47] Fazer uma Elogio [47] Fazer uma Sugestão [47] Fazer uma Solicitação [47] Fazer uma Simplifique [47]

Deixe seu comentário