Dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos

Imagem:

Compartilhar:

Enem: Saiba quais temas já foram propostos para a redação

Criado em 31/07/13 16h04 e atualizado em 04/11/16 15h44
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

A redação é uma das maiores preocupações entre os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de mostrar que conhecem o assunto sugerido na prova, os candidatos precisam apresentar propostas de possíveis soluções, unindo o domínio do conteúdo à habilidade para argumentação. Saiba como é corrigida a redação do Enem [2].

Saber quais são os temas que já foram trabalhados na redação do Enem também é uma boa de entender a estrutura da prova e os tipos de assuntos que geralmente são tratados. Em geral, a proposta de tema da redação é acompanhada de outros materiais que podem ajudar a ter ideias de como desenvolver o seu texto. Frequentemente esses materiais são trechos de textos, mas também podem ser fotos, charges, tiras.

Acesse o banco de questões do Enem e se prepare para o exame [3]

Leia também: Manual de Redação para o Enem: confira as dicas para um texto nota 1.000 [4]

Abaixo, mostramos quais foram os temas cobrados pelo Exame em suas quatro últimas edições:

2009

A prova de 2009 tratou do comportamento humano e trouxe o tema “O indivíduo frente à ética nacional”. Aos candidatos, sugeriu-se apresentar uma proposta de ação social sobre o assunto. A questão foi acompanhada de dois textos de apoio: um que falava sobre o comportamento do brasileiro na atualidade, e outro sobre corrupção. Havia também uma tira de Millôr Fernandes que critica a dificuldade de encontrar pessoas honestas.
 

Trabalho escravo
(Foto: imagens evangélicas/Creative Commons)

2010

No ano seguinte, o tema da redação foi “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Desta vez, a exigência foi de que os estudantes apresentassem também uma proposta de ação social, mas houve também a possibilidade de fazer a redação falando sobre uma experiência própria que se encaixasse no assunto.

O Exame trouxe dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo, remetendo à assinatura da Leu Áurea em 13 de maio de 1888, outro sobre o futuro cenário do mercado de trabalho e importantes fatores que o constituem, como a busca por qualidade de vida, o perfil dos profissionais, a globalização e a preocupação com o meio ambiente.

 

Tablet
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

2011

A vida moderna e as redes sociais foram o assunto proposto para os textos da prova de 2011. O tema “Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado” convidou os candidatos do Enem a apresentar uma proposta de conscientização social para problemas da atualidade que envolvem a a vida em rede, internet, liberdade de expressão e privacidade.

Os textos de apoio tratavam sobre o acesso à rede como um direito fundamental do ser humano, de acordo com declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança de comportamento da sociedade à medida que a internet se populariza, trazendo a informação de que, por exemplo, brasileiros passam cerca de 20% do seu tempo on-line, utilizando as redes sociais, e acrescentando ainda as consequências – boas ou ruins – o constante acesso a estas ferramentas pode acarretar. Os estudantes puderam ler, também, uma tira de André Dahmer que faz sátira à grande quantidade de câmeras de segurança que monitoram todos os nossos passos atualmente.

Haitianos no Brasil
Brasilieia (Acre) - Cerca de 200 haitianos aguardam visto provisório para trabalhar no pais. Eles vivem em condições precárias, e se alimentam de doações. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

2012

Nas provas da última edição do Enem os candidatos escreveram baseados no tema O movimento imigratório para o Brasil no século XXI [5], tendo que apresentar uma proposta de intervenção para a problemática proposta.

Desta vez, a prova trouxe três trechos de textos para apoiar a argumentação dos estudantes. Eles tratavam da imigração para o Brasil desde os séculos XIX e XX, quando as lavouras de café e a indústria paulista atraíram muitos europeus ao país, do fluxo de trabalhadores da Bolívia em busca de oportunidades de trabalho pela América Latina, e também dos imigrantes haitianos que têm entrado no Brasil ilegalmente após o terremoto que atingiu o país da América Central em janeiro de 2011.

 

Lei Seca no RJ intensificada
Ação da Lei Seca no Rio de Janeiro (Detran-RJ)

2013

Seguindo o hábito de abordar assuntos da atualidade brasileira, em 2013 o Enem teve “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” [6] como tema da redação. 

Os participantes do exame elaboraram um texto dissertativo-argumentativo sobre a Lei Seca, e tiveram como motivação dois textos relacionados ao assunto, além de um infográfico que mostrava dados relacionados à aplicação da norma de trânsito no Braisl, e uma peça publicitária que aertava sobre o perigo de conduzir automóveis após consumir álcool. 
 

publicidade infantil
Publicidade infantil foi tema do Enem em 2014 (mojzagrebinfo/ CC0 Public Domain)

2014

Na aplicação do exame de 2014, os participantes se depararam com o tema Publicidade Infantil em questão no Brasil [7]. A proposta veio acompanhada de três textos de apoio: o primeio deles uma notícia que falava sobre a aprovação de resolução do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) a respeito da propaganda destinada às crianças e a polêmica gerada em torno do assunto a partir de então; o segundo foi um infográfico que informa como se dá a regulação da publicidade para crianças em todo o mundo; e por fim, os candidatos puderam ler o trecho de um artigo que fala das crianças como consumidores do futuro, e da necessidade de prpearação para o consumo consciente. 

Professores consideraram uma surpresa a proposta do tema, mas elogiaram a escolha. Segundo os participantes do programa #CaiuNoEnem [8], com um raciocínio crítico os textos de apoio davam o caminho para que os estudanes consruíssem sua argumentação, mesmo que não conhecessem muito do tema. "A formatação sempre deixa claro para o aluno um caminho possível a ser trilhado. O texto 3 trazia um convite para o aluno pensar que ele mesmo é o sujeito da mudança", afirma Marcelo Freire.

2015

A prova do Enem em sua última edição trouxe as questões de gênero para debate e propôs como tema de redação “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A proposta foi acompanhada de dados sobre a violência contra a mulher, um texto e uma peça publicitária. 

O assunto escolhido mostrou coerência com conteúdos abordados no Enem e demonstra uma questão relevante para a sociedade, segundo o professor Marcelo Freire.  "A redação do Enem é sempre um problema social", ressaltou Freire durante o programa Caiu no Enem. Ele lembrou a atualidade do assunto, com a sanção da Lei do Feminicídio em março de 2015. "Como é que tendo já a Lei Maria da Penha, temos números de violência contra a mulher como os apresentados na prova?", questionou ele.

Assista ao comentário dos professores Zaira Dirani e Marcelo Freire no Caiu no Enem:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [32] Fazer uma Reclamação [32] Fazer uma Elogio [32] Fazer uma Sugestão [32] Fazer uma Solicitação [32] Fazer uma Simplifique [32]

Deixe seu comentário