O site Kiduca.com.br é uma plataforma em que 7200 alunos brincam enquanto aprendem conteúdos de diversas áreas de conhecimento

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Games podem ser aliados dos professores em sala de aula

Criado em 30/01/14 19h45 e atualizado em 31/01/14 11h42
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Gameficação da educação - palestra
Professor Jorge Proença, criador do site Kiduca.com.br, fala sobre a gameficação dos processos de ensino-aprendizagem (Ana Elisa Santana/Portal EBC)

Como chamar a atenção das crianças e adolescentes e tornar os processos de ensino-aprendizagem mais interessantes e até mesmo divertidos? Os games, ou jogos educativos, são a aposta do professor Jorge Proença, que falou sobre essa ferramenta de ensino em palestra realiada nesta quinta-feira na Campus Party, em São Paulo.

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Há três anos, Proença desenvolveu o site Kiduca [3], uma plataforma de ensino em que, segundo a proposta, os estudantes aprendem brincando. Cada aluno cria o seu próprio avatar, e os jogos são divididos entre as áreas do conhecimento. O site permite a interatividade entre alunos, professores, pais e escola, além de facilitar o acompanhamento pedagógico e estimular a autoria e o aprendizado autônomo em casa.



De acordo com o professor, mais de 7200 alunos de escolas públicas estudam com a ferramenta. O momento atual, para ele, é de evolução na educação. "A gente entende que pode colaborar muito nesse momento que é de quebra de paradígmas no modelo de ensino-aprendizagem, usando o que os jovens e as crianças mais gostam, que é o game", explica Proença.

Dificuldades
Apesar dos benefícios dessa ferramenta educativa, há uma resistência dos educadores, segundo Jorge Proença. Além disso, o mercado de games no país é fraco, por ainda não enxergar compradores em potencial.  "O entrave é que as desenvolvedoras preferem fazer algo que vende, jogos voltados ao lazer", relata.

Entenda
A gameficação - ou ludificação, em português - consiste em inserir as técnicas e estratégias dos games dentro de uma atividade. Características como o desafio e o avanço a fases mais difíceis podem, segundo Proença, incrementar o processo de aprendizagem. "Todas essas técnicas combinam muito com o processo de aprendizagem, então colocar uma atividade educacional no game cria a sensação de que é natural aprender", defende.

Para inserir os jogos nas escolas, no entanto, é necessário ter cautela para evitar consequências negativas como o vício. Para isso, Jorge Proença sugere que os professores dosem o uso de jogos em sala de aula. "O educador deve encarar a tecnologia do game como mais um componente, e não como o único componente", pondera.

Confira a entrevista completa com o professor:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

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