Congresso Nacional avalia MPs sobre dívida dos estados

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como a política e as eleições do Brasil podem ser cobradas no Enem

Criado em 13/10/14 08h18 e atualizado em 13/10/14 09h30
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM [2]

Protestos, eleições, escândalos no Congresso Nacional. A política brasileira tem sido tópico de debates por todo o país e pode ser cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esclarecer os pontos mais importantes desse assunto, o quadro Pode Cair no Enem traz entrevista com o professor de História do site Aulalivre.net, André Lopes. ''Como 2014 é um ano de votação, acredito que este assunto, ao lado do desenvolvimento da República, terá grandes chances de cair na prova'', opina.

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem [3]

Ouça dicas de preparação no Minuto Enem [4]

É importante lembrar que o desenvolvimento da República do Brasil é marcado pela divisão em três momentos históricos:
- A República Velha teve início em 1889 com a Proclamação da República, após a derrubada do governo monárquico por um golpe militar, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca.
- A segunda fase, chamada República Nova, ocorre a partir da Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas assume o governo provisório, após um movimento de luta armada exigir a saída do presidente Washington Luís.
- A terceira fase acontece com o Golpe Militar de 1964 e dá início à Nova República. 

Outra dica é prestar atenção na transformação do voto nas Constituições. ''Alguma questão pode pedir os principais pontos da Constituição de cada período histórico. Um ponto interessante sobre a Carta Magna de 1988 é o estabelecimento do voto direto, secreto, do mandato de quatro anos para presidente e o reconhecimento do voto dos analfabetos'', comenta o professor.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM [2] em parceria com o Portal EBC, e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 9h.

Tags:  Pode cair no Enem [5], Minuto Enem [6], Política [7], eleições [8], manifestação [9], Enem [10], Enem 2014 [11], dicas do enem [12], lazer [13], estudos [14]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário