Tablet

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como a prova do Enem pode unir tecnologia e filosofia

Criado em 17/10/14 10h02 e atualizado em 17/10/14 10h07
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

As evoluções tecnológicas a cada dia abrangem novas áreas da sociedade. Temos mais conforto, domínio técnico e conectividade, mas quais são os pontos negativos destes avanços? Para explicar a influência da tecnologia em nosso cotidiano, o quadro Pode cair do Enem entrevista o professor Paulo Andrade, do projeto Reiventando o Ensino Médio, instituído pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Leia mais notícias de Educação no Portal EBC [2]

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem [3]

''A tecnologia hoje é parte fundamental da vida das pessoas. Filósofos como Heidegger, Foucault, Horkheimer e Pierre Lévy já pensaram como essas transformações poderiam impactar nossa percepção do mundo'', ensina Andrade. Um exemplo que caracteriza essas modificações é nossa relação com o tempo. A eficiência de objetos e pessoas é medida pela velocidade com que uma tarefa é executada. Novos aparelhos prometem poupar nosso tempo e simultaneamente criam dependência de sua utilização. É o caso dos aparelhos celulares, dos carros e da internet.

Redes sociais
No período atual da história, as redes sociais ocupam posição de destaque na interação entre as pessoas. No entanto, ao conseguir com que dados pessoais sejam compartilhados voluntariamente na internet, os internautas participam de um sistema onde todos administram e são administrados ao mesmo tempo. ''O alto nível de controle atrofia nossa reflexão, pois passamos a receber informações de forma passiva e a não sermos protagonistas de nossas escolhas'', opina.

Outros dois conceitos que se confundem e podem ser cobrados no dia da prova são informação e conhecimento. Excesso de informação não significa, necessariamente, um grande conhecimento do assunto. ''Conhecimento é quando nós refletimos e avaliamos como podemos aplicar as informações que temos em nossa relação com a realidade. Hoje em dia, existem muitas notícias enganosas e de fontes que não são seguras'', alerta o professor.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM [4] em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

Tags:  Pode cair no Enem [5], Tecnologia [6], filosofia [7], Enem [8], Enem 2014 [9], dicas do enem [10], lazer [11], estudos [12], Minuto Enem [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário