Estudantes

Imagem:

Compartilhar:

O que pode cair no Enem? Professores comentam temas da atualidade

Criado em 17/10/14 10h54 e atualizado em 06/11/14 18h11
Por Portal EBC

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem que os candidatos tenham pensamento crítico diante dos acontecimentos da atualidade, estabelecendo uma relação entre o dia a dia e os conteúdos estudados nas disciplinas do curículo escolar. Para ajudar os participantes na preparação, o programa Todas as Vozes, da rádio MEC AM do Rio de Janeiro [2], transmite todas as segundas-feiras, às 9h, o quadro Pode Cair no Enem. Nele, professores comentam de forma didática temas atuais que estão no noticiário nacional e internacional.

Ouça as entrevistas que já foram ao ar:
 

Destruição na Faixa de Gaza
Homem não se conforma com destruição de estufas em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza (Mohammed Al Baba/Oxfam)

Conflitos na Faixa de Gaza

O professor Marcos Bohrer, o 'Marquito', que dá aulas de Geografia do site Aula Livre.net, fala sobre os conflitos entre Israel e Palestina e a crise na Faixa de Gaza, detalhando conceitos como o anti-semitismo (movimento que surgiu contra os judeus, na Alemanha, depois do Holocausto) e o sionismo (movimento nacionalista judeu, que buscava acabar com a perseguição a pessoas desta etnia); e o objetivo do Hamas:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Trabalho escravo - Repórter Brasil
Trabalhador explorado em carvoaria no interior de SP (Stefano Wrobleski/ONG Repórter Brasil)

O trabalho escravo na atualidade

O professor de história de cursos pré-vestibulares e do site Aula Livre.net, Fabrício Indrusiak, dá enrevista para esclarecer dúvidas sobre situações de desrespeito ao trabalhador. ‘’O Enem costuma abordar questões sociais na redação e na prova de ciências humanas. São textos nos quais o aluno deve tirar sua interpretação e formular uma resposta politicamente correta’’, comenta. No Brasil, é recorrente encontrar empregadores que submetem os operários ao trabalho escravo ou ao trabalho análogo à escravidão:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Vírus do ebola
Vírus do ebola (NIAID - Divulgação)

Epidemia do Ebola

A febre hemorrágica ebola tornou-se uma epidemia que ameaça a saúde dos países do oeste da África. A professora Nina Basílio, coordenadora de conteúdo do site Mande Bem no Enem, explica os fatores envolvidos quando ocorre a disseminação de uma doença. "A chance do tema epidemia cair na prova é grande por reunir os aspectos relevância, ordem social, ciência, cultura e política. Inicialmente, o vírus ebola parece se relacionar apenas à questão da saúde, mas é tão complexo que envolve também fatores demográficos, sociais e econômicos'', opina.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Imagem - Idosos têm dificuldades de denunciar violência sofrida em casa
Idosos têm dificuldades de denunciar violência sofrida em casa

Previdência Social e Expectativa de Vida

O professor de geografia do site Descomplica, Mauricio Martins,f ala sobre o impacto da maior expectativa de vida do brasileiro nas contas do país. ''Houve um aumento no número de pessoas no topo da pirâmide etária e uma redução do número de jovens. Isto significa que existem menos pessoas para trabalhar e pagar impostos e mais pessoas aposentadas que usufruem dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)'', explica.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Bloco notas, esferográfica e dicionário
Dicionário de Portugal (Manuel de Sousa/Wikimedia Commons)

Novo Acordo Ortográfico 


O professor de português do site Aulalivre.net, Maurício Leopoldo, fala sobre o tratado internacional tem o objetivo de unificar as normas do idioma entre os países que têm o português como língua oficial, chamados lusófonos. ''O Enem se preocupa com as mudanças na língua. A partir de 2016, todas as regras do Acordo estão valendo, mas nos noticiários muitas palavras já não são grafadas como antes'', observa o professor.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Urna eletrônica
Urna eletrônica (José Cruz/Agência Brasil)

Política e as eleições do Brasil 

A política brasileira tem sido tópico de debates por todo o país e o professor de História do site Aulalivre.net, André Lopes, esclarece os pontos mais importantes desse assunto. ''Como 2014 é um ano de votação, acredito que este assunto, ao lado do desenvolvimento da República, terá grandes chances de cair na prova'', opina.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Linha de transmissão
Linhas de transmissão (Ministério do Planejamento/Creative Commons)

Fontes de energia

Os baixos níveis do Sistema Cantareira êm colocado em xeque a cadeia de produção energética do país, e o professor de Biologia Rafael Cafezeiro, do site QG do Enem, aproveita o assunto para falar como as fontes de energia podem aparecer no exame. ''O teste cobra também a contextualização do problema. Nós precisamos constantemente de energia, seja para uso doméstico, no trabalho ou nos transportes'', ensina Cafezeiro.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Selfie
Selfie (Andrew Fysh / Creative Commons)

Tecnologia e filosofia

O professor Paulo Andrade, do projeto Reiventando o Ensino Médio, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, fala sobre as facilidades que os tempos modernos razem à rotina e explica a influência que a tecnologia term em nosso cotidiano e nossa maneira de pensar e viver.



 

Nacional - Golpe Militar
Golpe Militar de 64 (Reprodução / TV Brasil)

Golpe de 1964
O cinquentenário do Golpe Militar traz reflexões sobre um dos períodos mais conturbados do país. A ditadura estabelecida em 1º de abril de 1964 desencadeou alterações na vida social e política dos brasileiros. ''O Enem é uma prova que privilegia a capacidade de análise e de raciocínio dos estudantes. Não é um exame que cobra somente datas, nomes e eventos. Por isso o cenário social que propiciou esse acontecimento é muito importante'', afirma a jornalista Nina Basílio, coordenadora do portal Mande Bem no Enem. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

O Banco Central inaugura a exposição "Museu de Valores 40 anos", em comemoração aos 40 anos do Museu de Valores
Moeda de 1 real

Os 20 anos do Plano Real
Esta é mais uma das daas "redondas" que podem ser aproveitadas pelo Enem. Na história do Brasil, foram oito trocas de sistema econômico até a chegada do Plano Real em 1º de julho de 1994. "A questão pode ser abordada no Enem como fator de estabilização da inflação'', afirma o professor Marcelo Tavares, professor do curso QG do Enem [3]. Ouça a entrevista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Carência de água torneira dia mundial da água
Falta de água chegou a níveis preocupantes em São Paulo e na região Sudeste (Diganta Talukdar/Creative Commons)

Crise hídrica
A crise no abastecimento que atinge São Paulo, o maior centro urbano do país, e outras cidades da região Sudeste tem tudo para ser um dos temas abordados no Enem. O professor de Biologia Paulo Jubilut [4] avalia que o tema pode aparecer sob as mais diferentes perspectivas: pode-se discutir o ciclo da água, regime de chuvas, desmatamento, fenômenos climáticos, sustentabilidade e atividades econômicas. Ouça a entrevista:

 






Mobilidade Urbana pode envolver políticas para diminuir engarrafamentos (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)Mobilidade Urbana pode envolver políticas para diminuir engarrafamentos (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)



Mobilidade Urbana
A definição de mobilidade urbana é dada à condição em que se realizam os deslocamentos da população nas cidades. A coordenadora de conteúdo do portal Mande Bem no Enem [5], Nina Basílio, avalia que esse é um tema provável para a prova do Enem, considerando que é um problema muito atual e que afeta boa parte da população brasileira. “Além de tudo é um tema que esteve presente nas principais pautas de reivindicações nas manifestações de junho de 2013”, destaca Nina.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Fazer uma boa redação pode garantir sua aprovação em uma universidade (Joana Rangel/ Creative Commons )




Redação
Temida por boa parte dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação é um grande fator de eliminação dos concorrentes a uma vaga no Ensino Superior. O professor Eduardo Valares, do portal Descomplica [6], dá as dicas de algumas estratégias para se sair bem na elaboração do texto. Para ele, fazer uma boa introdução pode estruturar e definir o resultado que você terá com o restante da argumentação. Ouça a entrevista completa:

Creative Commons - CC BY 3.0 -










Confira também:
Minuto Enem - confira dicas em áudio para as provas de 2014 [7]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário