As amigas Jéssica Frazão, 18, Jéssica Barbosa, 21, Jéssyca Reis, 18, e Jhully da Silva, 18, relatam suas impressões sobre o primeiro dia de provas do Enem2014

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

Enem: professores comentam gabarito das questões do 2° dia de prova

Criado em 09/11/14 21h28 e atualizado em 12/11/14 10h03
Por Portal EBC

Confira os gabaritos oficiais do Enem 2014 [2]

No segundo dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu neste domingo (9), os candidatos tiveram que encarar uma prova com 45 questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, incluindo cinco questões sobre língua estrangeira (inglês ou espanhol), 45 de matemática e suas tecnologias e também uma redação. 

A prova continuou se pautando pela abordagem multidisciplinar dos conteúdos, explorando a relação entre textos, charges e imagens. O Portal e as Rádios EBC transmitiram neste domingo o programa #CaiunoEnem [3], com comentários dos professores sobre o segundo dia do exame.

Veja também no Portal EBC:

Publicidade infantil: professores analisam quais aspectos eram relevantes para um bom texto [4]

Assista à íntegra do programa

 

 

A grande surpresa desse segundo dia de realização do exame ficou por conta do tema da redação. A controvérsia da publicade infantil surpreendeu estudantes e professores do ensino médio, que esperavam por temas mais abordados pela mídia, como a crise hídrica e a reforma política. Contudo, segundo o professor de língua portuguesa, Marcelo Freire, os textos motivadores que acompanhavam a proposta de redação continham subsídios suficientes para que os candidatos desenvolvessem o texto. "Após ler os três textos, era possível apontar um problema e apresentar a argumentação", disse.

Português

 

Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite
Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite (Will Leite/ willtirando.com.br)

Na parte de linguagem e suas tecnologias, a professora Viviane Faria destacou o uso de textos literários e questões pontuais sobre gramática. Também ressaltou o uso da intertextualidade nos textos que seviram de base para as questões, o uso de assuntos ligados a temas atuais, como o problema do trânsito e a do robô da Nasa fazendo uma selfie no espaço. O professor Marcelo Freire acrescenta que, no geral, a prova de Língua Portuguesa não foi fácil. "A prova foi para quem estudou. [O nível de complexidade] foi de médio para elevado".

Língua estrangeira

Sobre as provas de Língua Estrangeira, os professores Ricardo Tobé e André Luís avaliaram que as cinco questões de Inglês ou Espanhol exigiram conhecimentos de vocabulário e expressões idiomáticas. No caso das questões de espanhol, o Enem manteve a tendência, segundo o professor Ricardo, de cada vez mais reforçar o espanhol latino-americano, trazendo obras, charges e situações dos países latinos. Na prova de inglês, que teve uma questão baseada em uma canção do cantor norte-americano Bob Dylan, o professor André Luís sentiu falta do uso de imagens (charges, pinturas, história em quadrinhos), que foram mais empregadas em outras edições do Enem: professores comentam gabarito das questões do 2° dia de prova

Matemática

No que se refere aos conhecimentos da área de matemática e suas tecnologias, os professores Gustavo Candeia e Johnn Lennon avaliaram que a prova deixou de trazer questões mais extensas e de menor complexidade para apresentar questões com enunciados mais curtos, porém mais sofisticados em sua maioria. Eles frisaram que, dada a complexidade dessas questões, os alunos tinham pouco tempo para solucioná-las. "Calculamos que para fazer toda a prova, incluindo a redação, o aluno precisava dedicar no máximo três minutos para resolver cada questão, o que pode não ser suficiente", explicou Lennon. Para ele , questões como a que exibia a imagem de um corrimão, pedindo para apontar qual a representação da projeção ortogonal sobre o piso da casa do caminho  percorrido pela mão da pessoa, e a que pedia para calcular a vazão de um de uma torneira utilizada para encher um depósito de leite, exigiam bons conhecimentos de geometria e boa capacidade de interpretação do enunciado.

Resultados do Enem

De acordo com o Ministério da Educação, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep [5] na internet até quarta-feira, dia 12.

Em data a ser divulgada posteriormente, será disponibilizado, também no site do Inep, um sistema de consulta on-line para que os participantes possam acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014 mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário