Estudantes universitários em sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Enem: relembre as principais dicas para fazer a redação

Criado em 04/11/14 16h49
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Estilo de texto, norma padrão da língua escrita e atenção aos Direitos Humanos são pontos que devem ser observados pelos candidatos (Joana Rangel/ Creative Commons )

A redação é a parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio que mais tira o sono dos participantes. Ela é feita no mesmo dia em que os candidatos devem responder às questões de provas complexas, como a de matemática. Mas não há motivos para achar que fazer um texto é uma missão impossível. Antes de saber escrever bem, é necessário entender como a redação deve ser entregue.

Enem: locais de prova já estão disponíveis para consulta [2]

Estude pelo aplicativo Questões Enem [3]

O que pode cair no Enem? Professores comentam atualidades [4]


Regras
O seu texto deve ter, pelo menos, sete linhas, e o máximo não deve ultrapassar as 30 linhas. O exame sempre oferece textos motivadores para ajudar os participantes sobre o tema, mas não é permitido copiar trechos desses textos.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


O que é o texto dissertativo-argumentativo?
No formato de texto exigido pelo Enem, você deve defender uma ideia sobre o tema proposto, apresentando os argumentos que te ajudem a sustentar a sua opinião.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Competências avaliadas
O texto que você vai escrever no dia do Enem é corrigido seguindo o critério de cinco competências. Cada uma delas vale 200 pontos, somando os 1000 que são nota máxima possível. Entenda o que será cobrado:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Como é calculada a nota?
Os textos do Enem cobram cinco competências que vão deste o uso da norma culta até a capacidade de organização das ideias, e entender como a redação é corrigida ajuda a prestar atenção nos detalhes da prova:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Quais temas já caíram na redação?
Na redação do Enem os candidatos precisam mostrar que conhecem o assunto proposto e têm habilidade para argumentação. Entre os temas já propostos, estão o movimento migratório do século 21, a privacidade na era digital e até mesmo a Lei Seca. Relembre:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Entendendo a norma padrão da língua escrita:
A nossa língua portuguesa tem a forma oral, que é como nós falamos em conversas do dia a dia, e a forma escrita, que exige mais formalidade para se expressar. Esta segunda é a exigida pelo Enem. Saiba como não errar:


Casos em que a nota é zerada
Os critérios de correção da redação Enem são rigorosos; e há alguns erros que não têm perdão; resultam em nota zero. Além de não ferir os Direitos Humanos, há outros pontos que você precisa prestar atenção. Saiba quais são eles:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário