Compartilhar:

Confira as notas de corte do Sisu do 1° semestre de 2014

Criado em 13/01/15 20h16 e atualizado em 21/01/15 18h59
Por Portal EBC

Com a divulgação dos resultados individuais do Enem 2014 [2], os estudante poderão, a partir de 19 de janeiro, pleitear uma das 205 mil vagas [3] que serão ferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2015. Para avaliar o seu desempenho individual e ter uma ideia das chances de aprovação no Sisu, uma das alternativas é consultar as notas de corte da edição do Sisu do primeiro semestre de 2014 ( Sisu 1°/2014). A lista indica qual foi a nota mínima alcançada pelos candidatos que conseguiram uma vaga nos mais de 4,7 mil cursos ofertados naquela edição.

Candidatos já podem acessar resultado individual pela internet [4]

Confira as notas de corte do Sisu do 1° semestre de 2014 [5]

O aquivo é uma planilha em excel que inclui as notas de corte de todos os cursos por turno e por modalide de concorrência: ampla, cotas raciais e cotas sociais.

No primeiro semestre de 2014, o curso que registrou a maior nota de corte foi medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA). O segundo da lista foi engenharia naval, seguido por direito, odontologia, biotecnologia, engenharia civil e biomedicina, todos da UFPA. A nota máxima do Sisu 1°/2014 foi 871,31 pontos e a mínima 500,25 , registrada pelo curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (campus Umuarama) pela modalidade de cotas para alunos de baixa renda.

Como funciona o Sisu?

O Sisu foi desenvolvido pelo MEC em 2009 para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizaram a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo, em substituição ao antigo vestibular. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os participantes podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os respectivos cursos participantes.

Para se inscrever no Sisu 1°/2015, o estudante precisa ter participado do Enem 2014. O acesso ao sistema é feito por meio da senha de inscrição do Enem (saiba como recuperar a sua senha [6]). Ao se logar no Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a sua primeira opção.

Classificação parcial

O período de inscrição vai de 19 a 22 de janeiro. Diariamente, o sistema calcula uma nota de corte parcial de cada curso a partir das inscrições efetuadas naquele dia. Dessa forma, o estudante pode acompanhar (entre os dias 20 e 22 de janeiro) qual é a sua classificação e assim avaliar suas chances de aprovação. Durante todo esse período é possível trocar a opção de inscrição se o candidato avaliar que tem mais chances de aprovação em outro curso.

Confira o cronograma de inscrições do Sisu 1°/2015

19 a 22 de janeiro - período de inscrições

26 de janeiro - divulgação da lista de aprovados

30 de janeiro a 3 de fevereiro - matrícula dos aprovados

26 de janeiro a 6 de fevereiro - prazo de inscrição na lista de espera

11 de fevereiro - início da convocação dos candidatos em lista de espera

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário