Imagem:

Compartilhar:

Enem em Curso: saiba como se preparar para a redação

Criado em 17/08/15 11h20 e atualizado em 21/10/15 11h11
Por Portal EBC* Fonte:Enem em Curso [2]

A redação é considerada por muitos estudantes um dos maiores desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para obter bons resultados na redação, o candidato precisa adotar estratégias de estudo que ajudem a aumentar as chances de obter a nota máxima na avaliação, garantindo assim uma vaga no ensino superior.

Questões do Enem: prepare-se para a prova com aplicativo gratuito [3]

No projeto Enem em Curso [4], a professora Carla Garcia busca preparar alunos que não têm a oportunidade de frequentar as salas de aula a obter um bom resultado na redação do Enem. Confira a seguir as aulas do projeto.

Aula 1 – Conhecendo a redação do Enem e as cinco competências avaliadas

A prova do Enem exige a elaboração de um texto do tipo dissertativo-argumentativo acerca do tema com um mínimo de sete e um máximo de 30 linhas. Ele é avaliado a partir de cinco competências. Cada uma delas vale até 200 pontos, somando os 1000 que são a nota máxima.

Aula 2 – Como chegar à nota 1000 na redação do Enem – Estudo de caso

Nesta aula, a professora Carla Garcia mostra como é possível concretizar as cinco competências, passando da teoria à prática, a fim de se alcançar uma meta. Para isso, ela faz uma análise aprofundada de uma redação que recebeu nota 1000 no Enem 2013.

Aula 03 – Como dominar o uso da norma padrão na sua redação do Enem

Na competência 1 da redação do Enem, o corretor irá avaliar se você respeitou a norma padrão da Língua Portuguesa. Existem muitas diferenças entre a linguagem oral e a escrita. Expressões usadas comumente na comunicação oral - "pra", "aí", "né" - devem ficar fora do seu texto. Nesta aula, a professora Carla Garcia explica o que é cobrado na competência 1 e mostra o que é preciso para demonstrar o domínio da norma padrão em sua redação.

Aula 04 – O assunto, o tema e a tese na redação do Enem

Saiba como é possível compreender a proposta de redação, ponto cobrado na Competência 2, e identificar a diferença entre assunto e tema, para elaborar a sua tese.

Aula 05 – Como planejar a sua redação do Enem

O planejamento é um ponto fundamental para a organização e a coerência do seu texto. Confira o passo a passo de como planejar a sua redação do Enem.

Aula 06 – Como não deixar a sua redação do Enem expositiva

Saiba como não deixar a sua redação do Enem expositiva. Afaste de vez o fantasma da exposição e certifique-se de que a sua redação atenderá à Competência 2, ao escrever um texto dissertativo-argumentativo.

Aula 07 – Os argumentos como ferramenta de defesa da tese de sua redação

Nesta aula, a professora Carla Garcia fala sobre os argumentos, um dos componentes fundamentais de um texto dissertativo-argumentativo. Confira o vídeo e saiba responder à pergunta ‘Por quê?’ em relação à tese defendida.

 Aula 08 – Como elaborar um parágrafo com tópico frasal

Saiba a importância da elaboração de um parágrafo claro e organizado, componente fundamental para a distribuição das ideias na sua redação. Assista a videoaula e veja como ligar a ideia principal de um parágrafo (tópico frasal) a ideias secundárias.

Aula 09 - Como fazer a introdução da redação do Enem

Já sabe como começar o seu texto de modo a convidar o leitor (o avaliador do Enem) à se interessar pela leitura?  Nesta videoaula você vai conhecer diferentes técnicas para elaborar um bom parágrafo de introdução na sua redação.

Aula 10 - Como construir parágrafos de desenvolvimento - parte 1

Considerados como a "alma da redação" os parágrafos de desenvolvimento demonstram a capacidade de articulação de ideias do autor sobre o tema. Nesta videoaula, você vai conhecer algumas técnicas argumentativas, como comparação, causalidade, exmplificação e citação de autoridade, para elaborar uma ótima redação no Enem.

Aula 11 - Como construir parágrafos de desenvolvimento - parte 2

Na continuação do estudo das técnicas argumentativas, nesta videoaula você vai conhecer outras estratégias para elaborar os parágrafos de desenvolvimento da sua redação, como: apresentar dados, estatísticas e referências históricas, argumentar por fatos comprováveis ou utilizando a lógica do senso comum e a contra-argumentação. Assista.

Aula 12 - Como concluir a sua redação do Enem - Conheça a estrutura

Nesta aula, a professora Carla Garcia, fala sobre a estrutura da conclusão - o parágrafo final de um texto dissertativo-argumentativo, uma decorrência lógica da redação.

Aula 13 - Como construir a proposta de intervenção na redação do Enem 

A proposta de intervenção é uma exigência expressa do Enem, avaliada pela competência 5 e que sozinho vale 200 pontos. Ela exige que você elabore uma proposta de intervenção com o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Confira o vídeo e saiba como desenvolver uma proposta de intervenção. 

Aula 14 - Como usar o título na redação do Enem

Na opinião da professora Carla Garcia, o título é um importante artifício para alcançar a nota máxima, mas muitas vezes ele é esquecido pelos alunos, justamente por não ser obrigatório. Saiba como formular:

Aula 15 – A coerência na redação do ENEM – Competência 3

Nesta aula você vai conhecer as ferramentas para que o seu texto seja claro para o avaliador do exame. Quando ele não compreende ou não interpreta algum ponto do texto, surge a incoerência, prejudicando a pontuação na avaliação da Competência 3.

Aula 16 - A coesão na redação do Enem - Competência 4

Para reforçar os estudos e eficiência na escrita estudaremos a coesão do texto, com base nas recomendações do Inep, o órgão elaborador do Enem. Este item, que é avaliado na Competência 4 do exame, forma um encadeamento, uma interligação, costurando as partes do texto de forma lógica e coerente. Confira o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário