Criança brinca com computador durante o FISL 2015

Imagem:

Compartilhar:

REA: saiba onde encontrar recursos educacionais abertos

Criado em 09/09/15 17h00 e atualizado em 10/09/15 18h26
Por Fernanda Duarte Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

A ideia de produzir ou poder adaptar materiais de acordo com as necessidades da turma ou objetivos específicos da prática docente, e assim propiciar atividades de aprendizado potencialmente significativas aos estudantes, tem feito com que cada vez mais professores se interessem pelos Recursos Educacionais Abertos (REA). No entanto, muitos deles ainda não sabem bem onde buscar informações sobre o assunto.

Pensando nisso, o Portal EBC conversou com a coordenadora de comunicação do Projeto REA.br [2], Débora Sebriam. Ela fala como os docentes podem aprofundar seus conhecimentos a respeito dos recursos educacionais abertos.

Comunidade REA

De acordo com Sebriam, os recursos educacionais abertos são ferramentas, materiais ou técnicas de ensino e pesquisa suportados por uma mídia que esteja sob domínio público ou sob uma licença livre, condição que permite sua utilização ou adaptação por qualquer pessoa. Os REA propiciam que práticas de colaboração, participação e compartilhamento se deem nos ambientes de ensino, possibilitando a autoria a professores e a estudantes, integrando assim distintas formas individuais de aprendizagem e permitindo a produção de conteúdos locais.

Leia também no Portal EBC:

Entenda o que são recursos educacionais abertos [3]

Uma das sugestões de Débora Sebriam é fazer parte da Comunidade REA. Segundo ela, atualmente já são mais de 12 mil pessoas no grupo Recursos Educacionais Abertos [4], um grupo público no Facebook, e cerca de 300 pessoas que se comunicam numa lista de discussão [5] via e-mail. “Fazem parte desse grupo principalmente professores universitários, mas a gente sente muita falta dos professores de Educação Básica para trocar nesses espaços”, diz ela, que lembra que muitas interações sobre REA também acontecem pelo perfil do projeto no Twitter [6].

Confira a entrevista com Débora Sebriam:

A educadora destaca ainda que no site do Projeto REA.br [7] os professores podem encontrar vídeos e outros materiais explicativos sobre recursos educacionais abertos. “Desde 2010, a gente tem uma preocupação muito grande em produzir vídeos explicativos, entrevistas com especialistas brasileiros em português sobre o tema, porque a gente notou que não existia nada. Só existia material em inglês e, em menor escala, em espanhol”, ela conta. 

10 sites sobre REA

Além do Projeto REA.br, listamos abaixo dez sites onde você pode encontrar informações para produzir, adaptar ou compartilhar recursos educacionais abertos. Clique nas imagens para navegar entre o conteúdo:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [31] Fazer uma Reclamação [31] Fazer uma Elogio [31] Fazer uma Sugestão [31] Fazer uma Solicitação [31] Fazer uma Simplifique [31]

Deixe seu comentário