Compartilhar:

Enem: selfie e fotos da prova são proibidas!

Criado em 22/10/15 13h08 e atualizado em 22/10/15 16h50
Por Portal EBC

Em tempos de smartphones e redes sociais, as selfies - ou autorretratos - viraram febre em todos os lugares. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, esse hábito foi tema de uma das questões na prova de Linguagens e Códigos e suas tecnologias: uma charge de Will Leite foi usada para ironizar o egocentrismo e a circulação exagerada de autorretratos.

Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite
Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite

 

É importante lembrar, no entanto, que na hora da prova não é permitido fazer fotos de nenhum tipo, nem do caderno de questões, nem do cartão de respostas. Por uso indevido de celular, 236 participantes foram eliminados do exame no ano passado. Número maior que em 2013, quando 47 estudantes foram eliminados por tirarem fotos ao fazer o exame, e postarem nas redes sociais.
 
O seu telefone celular deve ser deixado em casa, ou então você pode guardá-lo em uma embalagem específica, que será entregue pelo fiscal de prova em cada sala e deverá ficar lacrada até que você termine o exame. Outros aparelhos eletrônicos também são proibidos: calculadoras, tablets, pendrives, gravadores, alarmes, tocadores de mp3 em geral.

Atenção: não pode levar!

Todas as proibições do Enem são feitas por questão de segurança, tanto dos candidatos, quanto para preservar o sigilo da prova. Os participantes do Enem não podem usar, durante a prova, materiais como lápis, lapiseira, borracha, livros e anotações. A caneta que será usada na prova deve ser de cor preta, fabricada em material transparente. E não se preocupe com a falta da borracha, porque as folhas da prova têm bastante espaço para rascunho.

Os acessórios como óculos escuros, gorros ou bonés também serão barrados. Não é permitido ainda fazer as provas carregando armas de qualquer espécie, mesmo se a pessoa estiver com um documento que autorize o porte.

Tags:  Enem [5], Enem 2015 [6], dicas do enem [7], selfie [8], itens proibidos [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário