Lista de classificação parcial será divulgada diariamente no Sisu

Imagem:

Compartilhar:

Sisu: 10 dicas sobre tudo que você precisa saber para se inscrever

Criado em 08/01/16 16h42 e atualizado em 08/01/16 19h10
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) [2] em 2016 começam na próxima segunda-feira (11) e se encerram às 23h59 de sexta (14). Serão ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

Se você participou do Exame Nacional do Ensino Médio em 2015 e não tirou zero na redação, está apto se inscrever neste primeiro processo seletivo de 2016. Confira 10 dicas sobre o que pensar e fazer antes de fazer sua matrícula no Sisu.

1. Tenha em mãos o número de inscrição e a senha do Enem

Você irá precisar do seu número de inscrição e da senha fornecida no momento da inscrição do Enem 2015 para fazer o login na página do Sisu [3]. Não será possível se inscrever com o número de inscrição e senha de outras edições do exame. Na sequência, uma página com os dados cadastrados no Enem aparecerá na sua tela. Verifique se as informações estão corretas - principalmente o e-mail - antes de validá-las.

2. Pesquise o curso para o qual você quer se inscrever

No Sisu, você pode indicar duas opções de curso para se inscrever. Procure os cursos por cidade e por instituição de ensino, verificando a quantidade de vagas oferecidas para ampla concorrência e também pelo sistema de cotas. Lembre-se de indicar como 1ª opção o curso que você mais gostaria de fazer, pois somente ela vale para a lista de espera.

3. Vale a pena escolher um curso longe de casa?

Essa é uma questão que só você pode decidir. Se a sua dificuldade for financeira, é importante verificar se a universidade pleiteada possui programa de bolsas, estágios ou moradia estudantil. No entanto, também é necessário avaliar o quanto você está disposto a se virar sozinho e se adaptar para viver em uma cidade longe da sua família e amigos.

4. Fique de olho na nota de corte

A nota de corte do Sisu é a nota mínima necessária para ser aprovado e ingressar em determinado curso. Durante todo o período de inscrição, o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã. Com isso, a nota de corte dos cursos acaba variando de um dia para o outro, de acordo com as notas dos candidatos.

Como até o final do período de inscrições você pode alterar as suas opções de curso, a dica é ficar de olho e avaliar se não vale a pena trocar por outro curso na mesma universidade ou o mesmo curso em outra universidade em que você tenha mais chances de ser selecionado.

Consultar as notas de corte dos cursos pretendidos nas edições anteriores do Sisu também ajuda você a ter uma ideia de quais universidades vêm exigindo um desempenho maior dos participantes. Em janeiro de 2015, por exemplo, os cinco cursos que tiveram a nota de corte mais alta foram: direito na Universidade Federal Fluminense (UFF), com 830,39 pontos; medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 821,46; engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 816,23; medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 810,71; e medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 809,88.

5. Não despreze a concorrência

Não se baseie apenas pela nota de corte para saber se pode ou não ser aprovado no curso que você deseja. É bom também estar atento à concorrência, pois quanto maior o número de pessoas interessadas no mesmo curso, menores são as suas chances de conquistar a tão sonhada vaga numa universidade pública. Há cursos que, de uma instituição para outra, têm uma grande diferença na relação de candidatos por vaga. Vale, portanto, ponderar se o mais importante para você é o curso em si ou a instituição em que ele é ofertado.

O curso de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC), por exemplo, teve 266,08 candidatos por vaga no Sisu, em janeiro do ano passado, e registrou nota de corte de 756,13 pontos. Já o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve nota de corte de 821,46 pontos, a segunda mais alta entre os cursos de medicina, mas registrou apenas 85,01 candidatos por vaga.

6. Verifique se você se enquadra no perfil de cotista

No Sisu, existem vagas abertas para ampla concorrência - em que qualquer candidato que tenha feito o Enem e não tenha zerado na redação pode concorrer - e as reservadas para cotas. Todas as universidades federais, por lei, devem reservar 50% das vagas para os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Dessas vagas, metade é destinada a estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Um percentual das vagas reservadas é destinado a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, em proporção igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está localizada a instituição.

Além disso, há instituições participantes do Sisu que reservam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias. Assim, você deve verificar quais são as modalidades de concorrência oferecidas para o curso escolhido. Lembre-se que, caso atenda aos requisitos exigidos (você precisará apresentar, na matrícula, os documentos que comprovam) e opte por concorrer às vagas reservadas para cotas, você estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre esses, os que obtiveram as melhores notas no Enem de 2015. 

7. Conheça os editais das universidades

Cada instituição de ensino superior que participa do Sisu possui suas próprias normas para utilizar a sua nota do Enem. E isso também pode variar de curso para curso. Por exemplo: na seleção para um curso de engenharia, a nota da prova de matemática pode ter maior peso que as demais; já no curso de jornalismo, a situação pode se inverter e as notas de língua portuguesa e redação podem ter maior peso que as outras. Verifique no edital de seleção das universidades quais são os pesos dados às provas do Enem nos cursos que você tem interesse de se inscrever.

8. Fique atento ao prazo de inscrição

Não tem chororô. Às 23h59 do dia 14 as inscrições serão encerradas. Por isso, evite deixar para as últimas horas do dia para fazer a sua inscrição ou alterar suas opções de curso. Nos instantes finais, pelo grande volume de acessos, o site pode sofrer alguma instabilidade e inviabilizar as operações.

9. Preste atenção às datas de divulgação de resultado e ao período de matrícula

O resultado da chamada regular será divulgado no site do Sisu na segunda-feira, 18, e o período de matrículas ocorre do dia 22 ao dia 26. Os candidatos que forem aprovados devem consultar no site da instituição o horário, local e procedimentos para a matrícula. Uma boa ideia é já deixar separada em uma pasta sua documentação pessoal, como RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e histórico escolar do ensino médio, além de uma foto 3X4, para evitar ter que correr atrás disso na última hora.

10. Não fique triste se não passar na 1ª chamada

Muitos candidatos aprovados na chamada regular acabam desistindo ou não conseguindo efetuar a matrícula. Então, a saída é não desistir e confirmar o interesse em participar da lista de espera do Sisu, do dia 18 até 29. A partir do dia 4 de fevereiro, as instituições começam a convocar os candidatos da lista de espera, conforme o número de vagas ainda disponíveis. E atenção! É importante lembrar que a lista de espera é válida apenas para o curso escolhido como 1ª opção pelo candidato.

* Com informações do Inep

Tags:  Enem [7], Enem 2015 [8], Sisu 2016 [9], Educação [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário