Copa das Confederações 2013

Imagem:

Compartilhar:

Confira quais cidades-sede terão ponto facultativo durante a Copa das Confederações

Criado em 12/06/13 19h20 e atualizado em 12/06/13 19h38
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Copa das Confederações 2013Diversas cidades que irão sediar jogos da Copa das Confederações estão criando pontos facultativos para contribuir com a organização do evento e, sobretudo, melhorar o fluxo do trânsito. Em alguns casos, a medida se estende para todo o estado.

- Saiba a diferença entre ponto facultativo e feriado [2]

- Cidades-sede terão ponto facultativo em dias de jogo da Copa das Confederações:


Rio de Janeiro

Na mesma semana em que aprovou o feriado de 4 dias para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro concedeu à Eduardo Paes autonomia para deliberar sobre o expediente das repartições públicas nos dias de jogos da Copa das Confederações. A decisão ainda não foi tomada, mas o prefeito confirmou a intenção de declarar meio expediente no dia 20 de junho.

Antecipando-se, a Assembleia Estadual do Rio de Janeiro aprovou o feriado escolar no dia 20, para todas as intituições estaduais localizadas na capital. A outra partida sediada na cidade será a final da competição, marcada para um domingo, 30 de junho.

 

Fortaleza

A cidade irá receber três partidas nos dias 19, 23 e 27 de julho. O prefeito Roberto Cláudio enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei para decretar feriado na primeira e na última data. Os vereadores já aprovaram a tramitação em regime de urgência e espera-se que a proposta entre na pauta ainda esta semana.

Ainda não se sabe se o Governo do Estado e a Assembleia Estadual seguirão a medida e estenderão o ponto facultativo para todo o estado. Já o dia 23 cairá em um domingo, razão pela qual a Prefeitura não pretende transformá-lo em feriado.

 

Belo Horizonte

Já foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais [3] a decisão de transformar o dia 17 de junho em ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e municipais a partir de 12h. Esta é a data do primeiro jogo da Copa das Confederações sediado em Belo Horizonte: Taiti e Nigéria.

O Governo Estadual ainda deve anunciar se 26 de junho será ponto facultativo ou feriado. Neste dia, acontecerá uma semifinal com possibilidade de participação da seleção brasileira. Haverá ainda uma terceira partida, mas que acontecerá em um sábado, 22 de junho.

Devido à proximidade entre o campus Pampulha da UFMG e o Mineirão, a intituição terá todas as suas atividades suspensas nos dias 17, 22 e 26 de junho. A decisão foi tomada pelo reitor Clélio Campolina.

 

Salvador

A capital baiana ainda não tem uma definição sobre mudanças no calendário oficial da cidade. Mas a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) fez um pedido para que o Governo do Estado decrete feriado ou ponto facultativo no dia 20 de junho, quando acontece o confronto entre Nigéria e Uruguai. As demais partidas sediadas na cidade estão marcadas para sábado e domingo.

É provável que o dia 20 seja declarado ponto facultativo. O secretário estadual para assuntos da Copa, Ney Campello, tem dito que não há sentindo em decretar feriado, uma vez que as escolas estarão em período de férias, o que já ajuda a aliviar o trânsito.

 

Recife

O Governo de Pernambuco declarou o dia 19 de junho como ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta localizadas em todo o estado. A medida vale a partir das 13h. A partida entre Itália e Japão acontece às 19h. Os outros dois jogos na Arena Pernambuco acontecem no domingo.

A decisão não abrange repartições públicas municipais. Para estes órgãos, o prefeito deverá publicar um decreto com validade para seu município. Ainda não há uma decisão da prefeituras de Recife e de Olinda.

 

Brasília

Não haverá alteração no calendário oficial da cidade, já que a única partida será em final de semana. Neste sábado (15), quando acontece a abertura da competição com o confronto entre Brasil e Japão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário