Jogos de Sochi é tema de homenagem do Google

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que é Carta Olímpica, lembrada pelo doodle desta sexta-feira

Criado em 06/02/14 23h56 e atualizado em 07/02/14 17h37
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Rússia) começam oficialmente nesta sexta-feira (7). Para homenagear o início do evento, o Google resolveu criar um doodle (grafia que fica na página inicial do buscador) e apontou as buscas para o termo “Carta Olímpica”. 

Alguns internautas também relacionaram a escolha de cores do doodle à bandeira do arco-íris associada ao movimento LGBT. Seria uma crítica à lei russa que proíbe a divulgação de informações sobre homossexualidade para menores de idade, o que tem incentivado a discriminação e atos violentos contra homossexuais no país, ao mesmo tempo que tem provocado uma intensa reação internacional.

A imagem da tela inicial do buscador tem ilustrações de seis esportes de inverno: esqui, hóquei, curling (esporte de precisão jogado com discos e vassouras), bobsled (espécie de corrida de trenó), patinação artística no gelo e snowboard. Também há a seguinte mensagem na tela inicial do Google: 

"A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play." - Traduzido pelo Google a partir da Carta Olímpica

Confira aqui outras homenagens do Google [2]

Acesse o canal de Esportes do Portal EBC [3]

Se você clicar no ícone, será direcionado para uma página do buscador com o termo “Carta Olímpica”. Para quem não sabe, Carta Olímpica é o conjunto de princípios para a organização das Olimpíadas e o movimento olímpico.

A Carta Olímpica foi criada em 1894 por Pierre de Coubertain. O Barão de Coubertain ficou famoso pela frase “o importante é competir”. É um princípio semelhante a esse que o documento busca pregar.

Os principais objetivos da Carta Olímpica são estabelecer princípios e valores do espírito olímpico, servir como diretriz de regras para o COI (Comitê Olímpico Internacional) e definir os direitos e obrigações dos três principais órgãos dos Jogos Olímpicos: o COI, as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais e o comitê organizador de cada edição dos Jogos.

Entre os principais apontamentos da Carta Olímpica estão o incentivo ao desporto, a luta contra o doping esportivo e promover um bom legado às cidades dos jogos. A última atualização da Carta Olímpica foi em 2010. Para ter acesso ao documento na íntegra acesse o site do COI.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário