Botafogo e Fluminense protagonizam mais uma edição do Clássico Vovô neste domingo (17), às 18h30, em jogo válido pela 15ª rodada, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Botafogo vence o Fluminense por 2 a 0 no clássico carioca e deixa zona da degola

Criado em 17/08/14 20h41 e atualizado em 17/08/14 20h48
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Precisando de uma vitória em um clássico para deixar a zona de rebaixamento, o alvinegro bateu o Fluminense por 2 a 0 no estádio Mané Garrincha, com gols de Daniel e Zeballos. Ignorando a crise financeira que atravessa, contrariando o favoritismo do adversário que briga pelas primeiras posições e passando por cima da má fase que vivia no campeonato, o Bota cresceu para cima do rival, que parou nos gols perdidos e na aplicação tática do clube da Estrela Solitária.

Os minutos iniciais do clássico foram estudados e em ritmo mais devagar. O primeiro tempo foi de poucas finalizações – cada time acertou apenas um chute a gol durante os 45 minutos iniciais. O Fluminense teve mais posse de bola, mas não conseguiu encaixar o último passe e mostrar a mesma força ofensiva das rodadas passadas.

Com dificuldades dos dois lados para armar jogadas, o Fluminense apostava no contra-ataque, enquanto o Botafogo experimentava chutes de fora da área e arriscava na bola parada. A melhor chance de mexer no placar na etapa inicial foi do alvinegro: aos 38, Edílson cobrou falta frontal muito próxima da risca da grande área, mas a bola acabou indo para fora.

Se o primeiro tempo não foi nada produtivo – digno de vaias dos mais de 29 mil torcedores presentes na arena de Brasília –, o segundo tempo começou com uma chegada de perigo do Botafogo: com menos de um minuto de jogo, Daniel chutou rasteiro e forçou Diego Cavalieri a cair no canto direito, espalmar e colocar para escanteio.

Depois de ver o Botafogo crescer ao adiantar sua marcação, o técnico Cristóvão Borges sacou o volante Cícero e colocou Walter, passando a jogar com três atacantes. Com a alteração, o jogo ficou mais aberto, e Fred poderia ter feito o primeiro do Fluminense as 15 minutos da etapa final, mas não alcançou lançamento de Jean.

O Botafogo só precisou de três minutos para começar a desenhar a vitória que o tirou da zona de rebaixamento. E com direito a golaço para estrear o placar: aos 20, Zeballos arrancou pelo meio e serviu Daniel. Ao finalizar, depois de se livrar do marcador, o meia acertou o ângulo esquerdo de Cavalieri, sem chances de defesa.

O segundo gol veio aos 23, e com sotaque portenho: o argentino Ferrerya, pela esquerda, cruzou rasteiro para o paraguaio Zeballos, que empurrou para o fundo das redes. O ritmo do jogo melhorou a partir daí, quando o Fluminense se lançou para o ataque: no minuto seguinte, Fred escorou de cabeça para Sóbis, que dividiu com Jefferson e não conseguiu o arremate. Conca também desperdiçou chute aos 31 e Jean, aos 40, arriscou chute forte de longe, mas sem direção.

O tricolor ainda teve um pênalti ao seu favor aos 41 minutos do segundo tempo, mas Fred perdeu. Júlio César derrubou Sóbis na grande área e a infração foi marcada. Fred bateu muito mal, tentando alcançar o canto esquerdo, e mas a bola passou longe do gol de Jefferson. “Eu vou assumir minha responsabilidade”, afirmou o centroavante, em entrevista à Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

“Conseguimos tirar um peso das nossas costas que nos incomodava bastante. Agora vamos entrar mais leves, pensando apenas no adversário”, comemorou o goleiro Jefferson, capitão do Botafogo. O Botafogo saltou cinco posições na tabela e terminou a rodada em 12º lugar, com 16 pontos. O Fluminense segue em quarto lugar, na zona de classificação para a Libertadores, mas agora está a sete pontos do líder Cruzeiro. O tricolor se manteve no G4 por ter uma vitória a mais que o São Paulo, que também tem 26 pontos.

Na próxima rodada, o Botafogo visita o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli. O jogo acontece na quarta-feira, às 19h30. No mesmo dia, às 22h, o Fluminense enfrenta a Chapecoense fora de casa, na Arena Condá.

Botafogo
Jefferson; Edílson, Bolívar, André Bahia e Júnior César (Júlio César); Airton, Gabriel, Ramírez e Daniel (Rogério); Zeballos e Ferreyra (Bolatti)
Técnico: Vagner Mancini

Fluminense
Diego Cavalieri; Bruno (Diguinho), Henrique, Elivelton e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero (Walter) e Conca; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Gols
Daniel, aos 20 minutos e Zeballos, aos 23 minutos do segundo tempo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário