O atacante Zeballos, do Botafogo, participa de treino físico no Engenhão

Imagem:

Compartilhar:

Calendário do futebol em 2015 prevê pré-temporada e folgas em datas-Fifa

Criado em 06/08/14 20h30 e atualizado em 06/08/14 20h53
Por Nathália Mendes* Fonte:Portal EBC

O calendário do futebol brasileiro para 2015 foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (6). Com o início dos estaduais marcado para a primeira semana de fevereiro, os atletas contarão com trinta dias de férias e 25 dias de pré-temporada, atendendo parte das reivindicações do movimento de jogadores Bom Senso Futebol Clube. Outra mudança é que não haverá rodada do Campeonato Brasileiro nas chamadas datas-Fifa, reservadas para amistosos da Seleção Brasileira e jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Apontada pela entidade máxima do futebol como “a principal novidade” do futebol no próximo ano, a pré-temporada acontecerá entre os dias 7 e 31 de janeiro. Em reunião com jogadores do Bom Senso em outubro do ano passado [2], logo após a articulação do movimento, a CBF havia se comprometido a ajustar o calendário para que, a partir do ano que vem, os jogadores passassem a ter direito a um mês inteiro de preparação para as competições do ano.

Os campeonatos estaduais sofreram uma leve redução, passando das atuais 21 datas disponíveis para 19. A bola começa a rolar para os torneios dos estados no dia 1º de fevereiro, com previsão de término no dia 3 de maio. Os campeonatos regionais também estão confirmados: clubes da região Nordeste disputarão a Copa do Nordeste, enquanto os times das regiões Norte e Centro-Oeste terão a Copa Verde pela frente. Para conciliar os torneios, os campeonatos domésticos nestas regiões foram encurtados: os estaduais nordestinos contam com 12 datas, e os do Norte e Centro-Oeste, 15.

Leia também:

Países com tradição no futebol têm calendário mais enxuto que o Brasil [3]

A Copa América está marcada para acontecer entre os dias 11 de junho e 4 de julho. Diferentemente da Libertadores da América e da Copa do Brasil, que terão um intervalo de mais de um mês enquanto a Copa América estiver sendo jogada, o Campeonato Brasileiro não será interrompido durante os 24 dias da competição de seleções sul-americanas. Logo, os clubes que tiverem jogadores convocados por Dunga estarão desfalcados durante todo este período.

O calendário brasileiro sofre duras críticas do Bom Senso. O movimento aponta para o excesso de jogos para os clubes da elite e a escassez de competições e datas entre os clubes que estão em divisões inferiores. O cálculo do Bom Senso, divulgado antes da publicação do calendário oficial, detalha esta assimetria: de acordo com o movimento, em 2015 um clube de ponta poderia fazer até 85 jogos, enquanto clubes menores, que contam apenas com o campeonato estadual no ano inteiro, entrariam em campo apenas 15 vezes.

Confira as datas dos campeonatos de futebol em 2015:

CLUBES

Campeonatos estaduais
1º de fevereiro a 3 de maio
19 datas

Copa do Nordeste
4 de fevereiro a 29 de abril
12 datas

Copa Verde
8 de fevereiro a 6 de maio
8 datas

Copa Libertadores da América
11 de fevereiro a 5 de agosto – paralisação entre os dias 27 de maio e 15 de julho
16 datas

Copa do Brasil
25 de fevereiro a 25 de novembro – paralisação entre os dias 27 de maio e 15 de julho
21 datas

Campeonato Brasileiro – Série A
10 de maio a 6 de dezembro
38 datas

Campeonato Brasileiro – Série B
9 de maio a 28 de novembro
38 datas

Campeonato Brasileiro – Série C
17 de maio a 22 de novembro
24 datas

Campeonato Brasileiro – Série D
12 de julho a 15 de novembro
18 datas

Copa Sul-Americana
19 de agosto a 9 de dezembro
10 datas

Mundial de Clubes
9 de dezembro a 19 de dezembro
11 dias


SELEÇÃO

Amistosos
27 de março, 31 de março, 9 de junho, 13 de novembro e 17 de novembro
5 datas-Fifa

Eliminatórias para a Copa do Mundo
4 de setembro, 8 de setembro, 9 de outubro e 13 de outubro
4 datas-Fifa

Copa América
11 de junho a 4 de julho
24 dias

 

*com informações da CBF [4] e do Bom Senso Futebol Clube [5]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário