Campeão mundial juvenil de taekwondo, Edival "Netinho" Marques superou o mexicano José Rodriguez na final dos Jogos Olímpicos da Juventude e subiu ao lugar mais alto do pódio

Imagem:

Compartilhar:

Jogos Olímpicos da Juventude: Edival "Netinho" Marques é ouro no taekwondo

Criado em 19/08/14 16h42 e atualizado em 19/08/14 17h40
Por Portal EBC*

Edival Marques fatura medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude
Campeão mundial juvenil de taekwondo, Netinho superou o mexicano José Rodriguez e faturou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)

Veio do taekwondo a segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo disputados em Nanquim, na China. O paraibano Edival “Netinho” Marques, de 16 anos, subiu no lugar mais alto do pódio na categoria até 63kg ao bater o mexicano José Rodriguez por 7 a 6. Com a medalha, Netinho, que já era campeão mundial juvenil, tornou-se também campeão olímpico da juventude.

A luta que garantiu a terceira medalha olímpica do Brasil nos Jogos da Juventude foi emocionante: o adversário mexicano empatou o combate a quatro segundos do fim, mas Netinho conseguiu encaixar um chute preciso e pontuar, retomando a vantagem no placar, no último segundo de disputa. Rodriguez ainda questionou a marcação da arbitragem, pedindo revisão do golpe por meio do recurso eletrônico, mas a decisão foi mantida.

O caminho de Netinho até o ouro começou nas quartas de final, com vitória por 16 a 4 em cima do austríaco Eduard Frankford. Na semifinal, o campeão passou pelo britânico Christian McNeish, superando-o por 12 a 6. Por ser o atual campeão mundial, o brasileiro não precisou disputar a primeira rodada da competição.

“Quando eu comecei a praticar o taekwondo, eu admirava os atletas que chegavam até as grandes competições. Sempre foi o meu sonho também. Ver que consegui ser o melhor no juvenil, com essa medalha olímpica e o ouro no mundial, é uma felicidade imensa. Vou levar esse dia por toda a minha vida”, disse o campeão, em entrevista ao site do Ministério do Esporte.

Netinho pratica taekwondo desde os seis anos e é faixa preta da modalidade desde os nove. A partir do ano que vem, ele passará para a categoria adulta.

Em três dias de competição em Nanquim, o Brasil já coleciona três medalhas – duas de ouro e uma de prata. A primeira medalha foi a prateada, faturada pela equipe de revezamento 4x100m livre misto da natação no domingo (17). Na segunda (18), Layana Colman foi ouro no judô.

 

*com informações do Comitê Olímpico do Brasil [2] e do Ministério do Esporte [3]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário