Capitão do Brasil no amistoso contra a Colômbia, Neymar marcou seu 36º gol pela Seleção, sendo o quarto gol de falta

Imagem:

Compartilhar:

Brasil vence a Colômbia por 1 a 0 com golaço de falta de Neymar

Criado em 06/09/14 00h41 e atualizado em 06/09/14 00h49
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Neymar marca gol de falta no amistoso contra a Colômbia
Capitão do Brasil no amistoso contra a Colômbia, Neymar marcou seu 36 gol pela Seleção, sendo o quarto gol de falta (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

O caminho do Brasil até a Copa do Mundo da Rússia começou com um golaço de falta, assinado pelo craque e capitão do time. No primeiro amistoso da Seleção Brasileiro sob o comando de Dunga, Neymar garantiu a vitória por 1 a 0 em cima da Colômbia cobrando com perfeição falta no ângulo esquerdo do goleiro Ospina. Dunga inaugura sua segunda passagem pela Seleção com vitória: em 2006, quando foi técnico pela primeira vez, o treinador começou empatando em 1 a 1 com a Noruega, adversário de menor expressão que a forte seleção colombiana.

Em um primeiro tempo movimentado e equilibrado, Brasil e Colômbia fizeram um jogo aberto, com os dois times sempre buscando o gol. O contra-ataque em velocidade, uma das características dos times armados por Dunga, voltou a ser uma das armas utilizadas pela Seleção. No novo arranjo tático, Neymar e Diego Tardelli tiveram liberdade para se movimentarem bastante, sepultando a figura do homem de referência.

O Brasil chegou a balançar as redes aos 24 minutos do primeiro tempo, com Diego Tardelli, mas o lance foi invalidado pela arbitragem, que viu impedimento no posicionamento de Filipe Luís, que deu o passe para o gol. Oscar também teve chance de tirar o placar do zero aos 32, quando a Seleção encaixou contra-ataque e o meia chegou livre de frente com o gol, mas bateu mal, para fora.

O jogo acabou descambando para a violência, com entradas mais duras e um festival de cartões amarelos distribuídos. Só na etapa inicial, foram quatro colombianos e dois brasileiros advertidos. A Colômbia ainda forçou Jefferson a praticar boas defesas nos minutos finais do primeiro tempo, com Cuadrado arriscando aos 40 e em escanteio, mas a etapa inicial terminou em zero a zero.

“Não gostei do primeiro tempo do Brasil. Não gostei do esquema sem centroavante porque você tem que treinar bastante, e uma Seleção Brasileira não dispõe de tanto tempo para praticar”, analisou o comentarista Waldir Luiz, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

As seis alterações que Dunga podia fazer no amistoso aconteceram todas no segundo tempo: na volta para o segundo tempo, Luiz Gustavo e Ramires deram lugar a Fernandinho e Elias, respectivamente. Com 26 minutos da etapa final, Willian foi trocado por Everton Ribeiro e Oscar, por Philippe Coutinho. Aos 31, Robinho ganhou o lugar de Diego Tardelli e aos 34, David Luiz deixou o campo sentindo dores no joelho. Marquinhos o substituiu.

Com as trocas no meio de campo, o Brasil ganhou ainda mais velocidade, já que Fernandinho e Elias saem mais para o jogo que Luiz Gustavo e Ramires. A Colômbia também perdeu Cuadrado, que fez falta em Neymar, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Com um a menos, os colombianos recuaram em campo e deram espaço para que o Brasil partisse para o ataque. “O jogo estava equilibrado até a expulsão do Cuadrado, que é um jogador de referência para o time colombiano”, comentou Waldir Luiz.

O Brasil já mostrava que a bola parada poderia ser o caminho para mexer no placar. Aos 11 minutos, David Luiz cobrou falta, repetindo o gol que marcou em cima da mesma Colômbia na Copa do Mundo, e Ospina deu rebote. Fernandinho tentou o arremate de cabeça, mas finalizou em cima do goleiro.

O lance que decidiu o jogo começa em uma falta cometida por Zapata, que teria colocado a mão na bola. Neymar chamou a responsabilidade e cobrou a falta com perfeição, aos 37 minutos, no ângulo superior do goleiro Ospina. A bola ainda bateu levemente na trave antes de balançar as redes. Foi o 36º gol do jogador pela Seleção, sendo o quarto gol de falta assinado pelo camisa 10 do Brasil.

A Colômbia ainda teve um lance de perigo a seu favor, protagonizado por uma de suas principais estrelas: aos 44 minutos, após cruzamento de Arias, Falcao Garcia se apresentou para cabecear, mas Maicon conseguiu se antecipar e fazer o corte preciso na hora que o centroavante ia finalizar.

O Brasil agora encara o Equador, em amistoso marcado para a próxima terça-feira (9). O jogo acontece no estádio Metlife, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, às 22h (horário de Brasília). A Rádio Nacional do Rio de Janeiro anuncia a transmissão a partir das 21h.


Brasil 1
Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho), Ramires (Elias), Willian (Everton Ribeiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Neymar e Diego Tardelli (Robinho)
Técnico: Dunga

Colômbia 0
Ospina; Zúñiga (Mejía), Valdés, Zapata e Armero; Sánchez (Ramos), Ramírez (Arias), Cuadrado e James Rodríguez (Falcao Garcia); Teófilo Gutiérrez (Bacca) e Jackson Martínez (Guarín)
Técnico: José Pekerman

Gols
Neymar, aos 37 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos
Brasil – Ramires e Luiz Gustavo
Colômbia – Cuadrado, Váldes, Sánchez, Zúñiga e Teófilo Gutiérrez

Cartões vermelhos
Colômbia – Cuadrado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário