Compartilhar:

Fifa abre congresso na Suíça com Joseph Blatter contestado

Criado em 28/05/15 13h02 e atualizado em 28/05/15 16h49
Por Da Rádio França Internacional

Envolvida em um grande escândalo de corrupção e na mira da justiça americana, a Fifa manteve a abertura de seu congresso nesta quinta-feira (28), na sede da entidade, em Zurique. Após a prisão, ontem, de sete membros da federação − incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marín −, o Ministério Público da Suíça declarou esta manhã que não há nenhum interrogatório agendado para ouvir o presidente da Fifa sobre o caso.

Leia também: em discurso de abertura do congresso, Blatter alerta: “vêm aí mais más notícias” [2]

Além dos Estados Unidos, a justiça da Suíça confirmou que iniciou no mês de março uma investigação para esclarecer as denúncias de corrupção envolvendo a escolha da Rússia para sediar a Copa de 2018 e o Catar, designado para organizar o Mundial de 2022.

O escândalo ganha contornos geopolíticos. O presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje os Estados Unidos "de tentar impedir a reeleição de Blatter" [3] e "de violar, de forma grosseira, o funcionamento de organizações internacionais". Sobre as prisões, Putin considerou o contexto "estranho". "Não sei se algum deles violou a lei", disse o líder russo, "mas não aconteceu nada no território americano e os Estados Unidos não têm nada a ver com o caso", criticou Putin.

Hoje, o governo da África do Sul negou qualquer irregularidade na atribuição do Mundial de 2010, como suspeitam os investigadores americanos [4]. Segundo o ministro Jeff Radebe (Justiça e Desenvolvimento Constitucional), uma auditoria feita por uma empresa de consultoria independente não identificou nenhuma infração.

UEFA pede adiamento da eleição

O Comitê Executivo da UEFA se reúne hoje em Zurique e deve discutir uma posição comum a ser adotada no Congresso da Fifa. O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, disse que o evento pode se tornar uma farsa e pede o adiamento da votação e a organização de nova eleição.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário