Imagem:

Compartilhar:

Marta se torna a maior artilheira da história das Copas: saiba mais sobre os gols da craque

Criado em 12/06/15 16h57 e atualizado em 12/06/15 17h21
Por Patrícia Serrão Edição:Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Na última terça-feira (9), logo no primeiro jogo da Copa do Mundo do Canadá, a brasileira Marta bateu mais um recorde na sua carreira. Autora do segundo gol da partida contra a Coreia do Sul, em cobrança de pênalti aos 10 minutos do segundo tempo, Marta atingiu a marca de 15 gols em Copas do Mundo, superando a alemã Birgit Prinz e tornando-se a maior artilheira da história do torneio feminino.

 

Ela já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, de 2006 a 2010, um recorde entre mulheres e homens. Apontada pelo próprio como "Pelé de saias", seus números em Copas são mais impressionantes que os do próprio Rei do Futebol. O maior jogador de todos os tempos balançou as redes 12 vezes: em 1958 foram seis gols, em 1962, um, em 1966, mais outro e 1970, quatro gols.

 

A alagona de Dois Riachos pode alcançar, ainda no Canadá, o maior goleador de todos os tempos entre os homens: em 2014, o alemão Miroslav Klose chegou ao décimo sexto gol em quatro edições, destronando Ronaldo, que, com 15 gols, ocupava o posto desde 2002. Aos 29 anos e em sua quarta participação em Mundiais, a meia ainda persegue o inédito título mundial pela Seleção. 

 

Conheça todos os gols que a camisa 10 do Brasil já marcou:

 

Copa dos Estados Unidos - 2003

Coincidentemente, o primeiro gol de Marta pela Seleção em uma Copa do Mundo foi marcado com apenas 17 anos, em uma cobrança de pênalti, também em cima da Coreia do Sul. O jogo aconteceu no dia 21 de setembro de 2003, no encontro entre as brasileiras e sul-coreanas pela fase de grupos da Copa dos Estados Unidos. Na ocasião, a seleção canarinho venceu o jogo por 3 a 0 e Marta abriu o placar.

 

Três dias depois, no dia 24 de setembro, veio o segundo gol. O Brasil ganhou da Noruega por 4 a 1 e Marta ajudou na goleada, marcando o terceiro gol. Nas quartas de finais desta Copa, a seleção brasileira voltou para casa depois de perder por 2 a1 para a Suécia. O único gol das brasileiras foi marcado pela jogadora.

 

Copa da China - 2007

Em 2007 Marta voltou a marcar pela seleção brasileira. Ela balançou a rede duas vezes na goleada de 5 a 0 em cima da Nova Zelândia na primeira fase do Mundial da China. O primeiro gol foi marcado aos 28 minutos do segundo tempo e o segundo, dando números finais ao jogo, aos 48 da etapa final.

 

A seleção brasileira fez uma excelente campanha nesta Copa, terminando a fase de grupos com 100% de aproveitamento e dez gols marcados e nenhum sofrido. O Brasil goleou a seleção da casa por 4 a 0 e Marta contribuiu com dois gols. Nas quartas de final o Brasil enfrentou a Austrália e conseguiu uma vitória apertada de 3 a 2, com Marta sendo decisiva na vitória brasileira marcando um gol de pênalti.

 

Na semifinal, o time canarinho enfrentou a temida seleção norte-americana e também goleou. Vitória de 4 a 0 com dois gols de Marta - o último gol, inclusive, é considerado o mais bonito de todos pela própria jogadora. Na inédita final com a Alemanha ela perdeu um pênalti na decisão e a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato. A craque brasileira terminou como artilheira da Copa, com sete gols marcados. 

 

Em entrevista à Fifa TV, Marta fala sobre o vice-campeonato na China, que até hoje é a melhor campanha do futebol feminino brasileiro em Copas do Mundo. Assista:

 

Copa da Alemanha – 2011

Jogando em território alemão, a seleção brasileira não fez uma boa atuação e parou nas quartas de finais. Neste campeonato, Marta marcou quatro gols. Dois deles na vitória de 3 a 0 em cima da Noruega, ainda na fase inicial, e os outros dois gols no empate com os Estados Unidos por 2 a 2, já no mata-mata. Na decisão por pênaltis, a Seleção foi eliminada por 5 a 3.

 

Marta, jogadora de futebol da seleção brasileira de futebol
Os quatro gols de Marta na Copa do Mundo de 2011 não ajudaram o Brasil a repetir a boa campanha da edição anterior, e o time caiu nas quartas de final, diante dos Estados Unidos

Foto: Mowa Press / Arquivo

Copa do Canadá - 2015

No primeiro jogo da Copa em Montreal, aos 10 minutos do segundo tempo, após uma falta na área sul-coreana, a juíza marcou o pênalti a favor do Brasil. A capitã da Seleçã assumiu a responsabilidade e marcou com precisão no canto esquerdo, ampliando o placar com o segundo gol da seleção na partida e se transformando na maior artilheira de Copas.

 

Marta, jogadora de futebol da seleção brasileira de futebol
Marta virou recordista de gols marcados em Copas de Mundo: até agora são 15, um a mais que a alemã aposentada Birgit Prinz

Foto: Bruno Domingos / Mowa Press

Qual foi o gol mais bonito de Marta em Mundiais? A própria jogadora escolheu e detalhou o momento em que balançou a rede. O vídeo é da Fifa TV:

Reveja a jogada aqui:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário