Compartilhar:

Conheça Esthefany Rodrigues e Joana Neves, nadadoras do Brasil na classe S5

Criado em 16/07/15 18h20 e atualizado em 16/07/15 19h53
Por Da Redação*

No individual, elas já chegaram a nadar uma contra a outra, na final dos 200m livre S5. Na prova por equipes, as duas ajudaram o Brasil a conquistar o ouro no revezamento 4x50m misto 20 pontos, com direito a quebra de recorde mundial. Companheiras de classe, as nadadoras Esthefany Rodrigues e Joana Neves estão alternando entre rivalidade e colaboração quando chega a hora de disputar medalhas no Mundial Paralímpico de Natação, que está acontecendo em Glasgow, na Escócia. Mas, fora das águas e nos bastidores das competições que disputam, a parceria da dupla feminina é bem afinada:

Imagens: Daniel Basil, João Paulo Racy e IPC / Produção: Graziella Batista / Edição: Caetano Manenti

Joana, de 28 anos, tem acondroplasia (nanismo desproporcional, causado por mutações genéticas). Começou a praticar natação aos 10 anos por recomendação médica e, aos 13, passou a competir. Já aos 14, participou da primeira competição internacional. Ter começado tão nova fez com que ela chegasse para seu terceiro Mundial, em Glasgow, com uma boa bagagem: ela foi bronze nos 50m e 200m livre e nos 50m borboleta na edição de 2013 e prata no revezamento 4x50m livre e bronze nos 50m borboleta em Eindhoven, em 2010. No Jogos de Londres, ficou com o bronze nos 50m borboleta e é a atual campeã parapan-americana nos 50m, 100m, 200m livre e 50m borboleta.

Esthefany é a caçula da delegação brasileira: com apenas 16 anos, está participando de um campeonato mundial pela primeira vez. Esthefany nasceu com displasia epifisária, doença que causa encurtamento nos membros e escoliose em S na coluna. A atleta pratica o esporte desde os três anos de idade, por orientação médica. Mas, quando mudou de academia e foi apresentada por um treinador à natação paralímpica, passou a competir no alto rendimento. Os bons resultados vieram já nas competições juvenis: Esthefany foi ouro nos 400m livre, 100m livre e 50m livre e prata 50m costas no Jogos Parapan-Americanos de Jovens da Argentina, em 2013.

 

*com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro [2]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário