Imagem: Rafael Ribeiro / CBF

Compartilhar:

Draft do Brasileiro Feminino será nesta sexta-feira (25); entenda as regras

Criado em 23/09/15 14h04 e atualizado em 25/09/15 22h31
Por Da Redação*

O draft do Campeonato Brasileiro de Futebol Brasileiro já tem data e hora marcada: será na próxima sexta-feira (25), às 19h30, no auditório da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O sistema vai distribuir as 20 jogadoras da seleção permanente entre as oito equipes classificadas para a segunda fase do campeonato, que poderão escolher seus reforços.

De acordo com a CBF, o objetivo do draft, que acontecerá pela primeira vez nesta terceira edição do torneio, é “dar equilíbrio aos jogos”. Cada clube poderá escolher duas atletas para seu elenco. Quatro deles terão direito a mais uma escolha, totalizando três jogadoras para estes times. Dois sorteios serão feitos para definir tanto a ordem de escolha quanto os times que terão a terceira atleta.

Confira o especial "Mulheres em Campo" [2]
Acompanhe a tabela completa do Brasileirão Feminino [3]

O primeiro sorteio estabelecerá a ordem de escolha. O pote 1 trará números de 1 a 8, enquanto o pote 2 virá com os nomes das equipes classificadas – atribuindo assim, uma posição para cada time, que será seguida na primeira série de escolhas. Na segunda série, a ordem será inversa: o oitavo time será o primeiro a draftar uma jogadora.

Antes que a terceira e última série comece, haverá outro sorteio para definir uma outra ordem de escolha. Somente os quatro primeiros poderão escolher mais uma jogadora. Todo o processo será transmitido pela CBF TV.

A seleção permanente foi criada em janeiro deste ano de olho nos principais campeonatos deste e do próximo ano: Copa do Mundo feminina, Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos. As vagas de jogadoras que atuam no exterior – como Marta, que joga no FC Rosengard, da Suécia, e Cristiane, do Paris Saint-Germain – foram preenchidas por atletas que jogam no futebol nacional.

A lista de jogadoras que serão draftadas conta com Bárbara, Andressinha, Darlene, Fabi, Formiga, Gabi Zanotti, Géssica, Luciana, Maurine, Mônica, Travalão, Rafa, Raquel, Tayla, Thaisa, Camila, Letícia, Andreia, Rilany e Bia.

O draft é muito comum nos esportes mais populares dos Estados Unidos. As ligas norte-americanas de futebol americano (NFL), basquete (NBA), hóquei (NHL), beisebol (MLB) e também de futebol (MLS) permitem que os times, na maioria das vezes no início da temporada, escolham novos jogadores para seus elencos. Uma das regras que geralmente é adotada dá preferência aos times de pior desempenho na temporada de contratar primeiro.

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começou no dia 7 de setembro e tem final prevista para os dias 8 e 15 de novembro. Vinte equipes participam desta edição, a terceira organizada pela CBF. Na primeira fase, que termina nesta quarta-feira (23), os times foram divididos em quatro grupos de cinco, que jogam em turno único. Os dois primeiros colocados avançam para a fase seguinte, com dois grupos de quatro e jogos em turno e returno. 

 

*com informações da Confederação Brasileira de Futebol [4]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário