Julgamento do STJD define título do Campeonato Brasileiro Feminino 2015

Imagem: Patrícia Serrão/ Portal EBC

Compartilhar:

São José é absolvido no STJD e final do Brasileirão Feminino está confirmada

Criado em 27/11/15 14h36 e atualizado em 12/01/16 22h31
Por Edgard Matsuki e Patrícia Serrão Edição:Portal EBC

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu, na tarde desta sexta-feira (27), a equipe do São José da acusação de escalação irregular da atleta Gabrielle Jordão Portilho (Gabi Portilho). Com isso, a partida final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entre São José e Rio Preto está confirmada. A CBF confirmou que a decisão do Brasileirão Feminino será domingo (6), às 19h.

O relator do processo, Dr. José Nascimento, entendeu que o árbitro da partida entre ADECO e São José, Vinicius Goncalves Dias Araujo, errou na súmula ao apontar que Gabi tinha recebido o cartão vermelho sem ter o cartão amarelo apresentado. Com isso, ela não teria que cumprir suspensão automática no jogo contra o Rio Preto.

Um vídeo do jogo foi decisivo para a decisão do relator. De acordo com o advogado do São José, Eduardo Santiago, todas as jogadoras do São José procuraram na internet as imagens da partida que provam que Gabi foi expulsa com o segundo cartão amarelo. "A Fabiana Rossetti, supervisora do time, conseguiu a prova ontem à noite. Em função disso, saí do escritório só meia-noite preparando a defesa. Mas estávamos confiantes", apontou.

Gabi também se sentiu aliviada com o resultado: "Sabíamos que ia dar certo com essas provas. Ficamos felizes pela decisão. Estávamos preparadas para o jogo de quarta-feira. Isso deu um baque. Mas agora dá um ânimo maior. Vamos nos preparar para essa grande final".

Creative Commons - CC BY 3.0 - Gabi Portilho

Durante o julgamento, o relator do caso apontou que já estava com a decisão tomada de punir o clube. Mas o vídeo fez a decisão mudar. Agora, o STJD vai investigar quais motivos levaram o árbitro do jogo a errar na súmula.

Entenda o caso

Na última semana, a Procuradoria do STJD entrou com uma denúncia contra a equipe de futebol feminino do São José. De acordo com a denúncia, impetrada pela Procuradoria do STDJ, o time de São José dos Campos escalou a atleta Gabrielle Jordão Portilho (Gabi Portilho) mesmo com ela suspensa por três cartões amarelos.

A punição prevista ao São José, caso tivesse perdido o julgamento, era da perda de três pontos, independente do resultado da partida, e multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil. Se isso tivesse acontecido, o Rio Preto seria declarado campeão sem a necessidade do segundo jogo da final.

Tags:  futebol feminino [2], São José [3], Rio Preto [4], STJD [5], futebolfeminino [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário