Compartilhar:

Retrospectiva 2015: 15 fatos que marcaram o ano no esporte

Criado em 29/12/15 17h36 e atualizado em 30/12/15 10h43
Por Edgard Matsuki Edição:Luiz Cláudio Ferreira - Portal EBC

Definitivamente, o ano de 2015 não foi fácil para o esporte brasileiro. Entre pequenas alegrias (como o recorde nos Jogos Pan-Americanos de Thiago Pereira e o título mundial de surfe de Adriano de Souza), o ano teve  denúncias na Fifa e contra atletas russos do atlestismo, além de dúvidas em relação à qualidade das águas no Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. Relembre 15 fatos que marcaram este ano no esporte.

1 - Caiu a casa da Fifa

Presidente da Fifa, Joseph Blatter
Creative Commons - CC BY 3.0 - Presidente da Fifa, Joseph Blatter

 

O fato mais importante do futebol mundial aconteceu fora de campo. No dia 27 de maio, a polícia da Suíça prendeu sete dirigentes do alto escalão da Fifa (entre eles estava o ex-presidente da CBF, José Maria Marin) [2]em um hotel de Zurique. As detenções foram a pedido de um tribunal de Nova York que investiga denúncias de corrupção na maior entidade do futebol mundial.

Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito presidente da entidade [3]. Porém, ele renunciou ao cargo menos de uma semana depois. [4] Em meio a todas as denúncias de corrupção, novas eleições foram convocadas para fevereiro de 2016. No Brasil, as denúncias também derrubaram o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, em dezembro. [5]

2 - CPI do futebol

Senador Romário
Creative Commons - CC BY 3.0 - Senador Romário

 

As denúncias na Fifa acarretaram no início de uma investigação no Brasil. No dia 27 de maio (mesmo dia das prisões em Zurique), o senador e ex-jogador Romário (PSB-RJ) [6] entrou com requerimento para a criação da CPI. Em cerca de seis meses, os senadores ouviram dirigentes, ex-jogadores [7]e aprovaram a quebra de sigilo de Marin [8]. Até o momento, a CPI não teve relatório final.

3 - Corinthians e Palmeiras campeões

Corinthians hexacampeão foto da vitória 2015
Copyright - Corinthians hexacampeão foto da vitória 2015

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dentro de campo, o ano não foi muito bom para a Seleção Brasileira. O time de Dunga começou patinando nas Eliminatórias e foi eliminado nas quartas de final da Copa América, no Chile. Entre os clubes, os maiores vencedores do ano foram os rivais Corinthians e Palmeiras. O timão ganhou o Campeonato Brasileiro com folga [9] e o Verdão ganhou a Copa do Brasil [10]depois de uma final emocionante contra o Santos.

4 - Nordeste em recuperação e Vasco rebaixado

Torcida do Sport Recife
Creative Commons - CC BY 3.0 - Sport Recife

 

Os times do Nordeste do Brasil foram destaque em 2015. Na Série A, o Sport fez uma campanha surpreendente e terminou em 6º lugar na competição. Na Série B, Santa Cruz e Vitória garantiram o acesso à Série A. [11] Se os times do Nordeste foram bem, o mesmo não se pode dizer dos cariocas. O pior deles foi o Vasco, que foi mais uma vez rebaixado. [12]O clube que atingiu a melhor colocação no Brasileirão foi o Flamengo, em 12º.

5 - Brasileiro faz golaço e ganha fama

Wendell Lira, brasileiro que disputa o prêmio Puskas
Copyright - Wendell Lira, brasileiro que disputa o prêmio Puskas

Fifa/Divulgação

Nos campos brasileiros, uma das maiores surpresas surgiu no Campeonato Goiano. Um gol marcado enquanto jogava pelo Goianésia fez o atacante Wendell Lira se tornar conhecido mundialmente [13]. O lance garantiu uma indicação ao Prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano. Apenas em 2016 serão revelados os vencedores. Seus concorrentes são nada menos do que Messi (Barcelona) e Florenzi (Roma).

Outro brasileiro, muito mais famoso, concorre ao prêmio de melhor do mundo. É Neymar (que joga no Barcelona). Ele disputa com Messi e Cristiano Ronaldo o prêmio. [14] Entre os três, o argentino é o favorito para ganhar.

6 - Time de família fatura Brasileirão Feminino

Rio Preto x Flamengo - Futebol feminino
Creative Commons - CC BY 3.0 - Rio Preto x Flamengo - Futebol feminino

FERDINANDO RAMOS / ALLSPORTS

Neste ano, foi realizada a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Apesar de fazer uma boa campanha na primeira fase, o Brasil foi eliminado pela Austrália [15] nas quartas de final. O campeão foi time dos Estados Unidos, que derrotou o Japão na final por 5 a 2. [16]

Já no Brasileirão Feminino, houve gratas surpresas. Uma delas foi a equipe do Tiradentes (PI) [17], que chegou até as semifinais do campeonato. A principal foi campeão Rio Preto. [18] Desbancando favoritos, o time que nasceu de uma necessidade da família de Doroteia Inojo e Chicão Reguera (presidenta e técnico) venceu favoritos como São José e Adeco para ganhar o seu primeiro título nacional. [19] A Ferroviária também se destacou: o time venceu a Libertadores Feminina. [20]

7 - Futebol feminino no Brasil é marcado por confusões e tragédias

Viana e Tiradentes: jogadoras passam mal
Creative Commons - CC BY 3.0 - Viana e Tiradentes: jogadoras passam mal

 

Se dentro de campo o Campeonato Brasileiro Feminino [21]teve mais visibilidade (com partidas transmitidas em TV aberta pela TV Brasil), fora dele a competição foi marcada por confusões. Três casos foram destaque no futebol feminino de forma negativa em 2015. O primeiro deles aconteceu no jogo entre Tiradentes (PI) e Viana (MA). Na partida em que o time da casa ganhou por 10 a 0, as jogadoras visitantes desmaiaram sob o calor 40ºC do local. [22] A CBF acabou multada por marcar o jogo às 15h.

O segundo caso quase decidiu o campeonato. Por um erro de um árbitro na súmula, o São José quase perdeu três pontos na final contra o Rio Preto. A salvação do time foi uma gravação em vídeo que atestava o erro. [23] O terceiro caso foi uma tragédia que acabou com a equipe feminina do Kindermann. [24]Em dezembro, o técnico Josué Henrique Kaercher foi morto por um outro técnico da cidade de Caçador (SC). O Kindermann iria disputar a Libertadores e o Brasileirão em 2016.

8 - Brasil – O país do Surfe

Surfista  Adriano de Souza
Creative Commons - CC BY 3.0 - Surfista Adriano de Souza

World Surf League/ Facebook

Saindo dos gramados e entrando na água, mais uma vez o surfe foi destaque do Brasil neste ano. Após Gabriel Medina ganhar o campeonato mundial em 2014,  Adriano de Souza, o Mineirinho, levou em 2015. [25] O título foi conquistado na última etapa (em Pippeline, Havaí) em cima do australiano Mick Fanning (que também foi vice em 2015).

9 - Nadador faz história no Pan do Canadá

Thiago Pereira
Creative Commons - CC BY 3.0 - Thiago Pereira

COB

Entre as competições, os Jogos Pan-americanos de Toronto (Canadá) foi uma das mais importantes. Além de servir como aquecimento para os Jogos Olímpicos do Rio, o Pan também permitiu que o Brasil quebrasse alguns recordes. Dentre todas as medalhas que fizeram o país terminar em terceiro lugar no quadro [26]de medalhas, as mais importantes foram as cinco de Thiago Pereira [27]. Ao chegar à 23ª medalha, ele se tornou recordista na competição.

Os pontos negativos do Pan ficaram com os problemas na Justiça enfrentados por atletas brasileiros. No dia 24 de julho, o goleiro reserva da seleção masculina de Pólo Aquático, Thye Mattos Ventura Bezerra, [28] foi acusado de estupro. No dia 29 de outubro, Lucas Piazon e Andrey Ventura também foram acusados do mesmo crimes [29]. Até o momento, ninguém foi preso por isso.

10 - Esporte Paralímpico

Daniel Dias recebe medalha do presidente do CPB, Andrew Parsons
Creative Commons - CC BY 3.0 - Daniel Dias recebe medalha do presidente do CPB, Andrew Parsons

 

Quem também espera pela Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro são os atletas Paralímpicos. No Pan, o Brasil mostrou mais uma vez a força ao terminar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 257 no total [30]. Já no Mundial de Natação, o país terminou em quarto lugar no geral. [31] Essa foi a melhor posição do país na história da competição.

11 - Águas da Guanabara sob suspeita

Barqueata na Baía de Guanabara faz alerta para a poluição
Creative Commons - CC BY 3.0 - Barqueata na Baía de Guanabara faz alerta para a poluição

 

Nem tudo são flores nas Olimpíadas. Entre todos os problemas enfrentados pela organização dos jogos do Rio, o que mais tem dado dor de cabeça é o da poluição da Baía da Guanabara. [32] Após evento teste em agosto, diversos atletas britânicos de vela passaram mal. Em dezembro, um estudo apontou que o nível viral das águas do local é próximo ao de um esgoto. [33] Mesmo com tudo isso, a Prefeitura do Rio afirma que as competições serão realizadas no local.

12 - Doping tira atletismo da Rússia das Olimpíadas

Outro fato controverso relacionado às Olímpiadas que aconteceu em 2015 foi a punição da equipe de atletismo da Rússia. Após a Agência Mundial Antidopagem (WADA) [34] divulgar um relatório que apontava um esquema sistemático de doping na equipe do pais, a Federação Internacional de Atletismo suspendeu a Rússia por tempo ilimitado. Com isso, nomes como Yelena Isinbayeva podem ficar de fora dos Jogos do Rio.

13 - Jogos Indígenas

Encerramento Jogos Mundiais Indígenas
Creative Commons - CC BY 3.0 - Encerramento Jogos Mundiais Indígenas

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 2015, o Brasil também sediou uma competição importante. Em outubro, Palmas (TO) recebeu a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. [35]A competição reuniu atletas de 23 países e mais 24 etnias brasileiras. Entre as competições, indígenas aproveitaram para reivindicar o veto à PEC 215. [36]

14 – Mortes

O esporte também teve grandes perdas em 2015. O piloto francês Jules Bianchi, que havia sofrido um acidente no GP do Japão em 2014, morreu em julho [37]. O uruguaio Ghiggia, autor do gol decisivo da Copa de 1950 contra o Brasil, morreu aos 88 anos no dia 17 de julho [38], mesmo dia em que marcou o gol histórico. Em junho, Zito, bicampeão mundial pela seleção em 1958, morreu aos 82 anos. [39]

15 - Pelé dá susto

Pelé na África do Sul
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pelé na África do Sul

 

Em 2015, Pelé deu um susto nos fãs. Em maio, ele foi internado por causa de problemas na próstata. Em julho, sofreu complicações e voltou a ser internado. [40]As internações levantaram dúvidas em relação à saúde do rei do futebol. Ele se recuperou e completou 75 anos em outubro. [41]

Tags:  Retrospectiva 2015 [42], esporte [43]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [44] Fazer uma Reclamação [44] Fazer uma Elogio [44] Fazer uma Sugestão [44] Fazer uma Solicitação [44] Fazer uma Simplifique [44]

Deixe seu comentário