Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Compartilhar:

Torcedoras do Atlético Mineiro criticam machismo em lançamento de camisa do clube

Criado em 16/02/16 18h33 e atualizado em 17/02/16 15h10
Por Gésio Passos Edição:Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

O lançamento da nova linha de uniformes de um clube pode expor o machismo que persiste no futebol? Para um grupo de torcedoras do Atlético Mineiro, sim. Tanto que na madrugada desta terça (16), elas resolveram expressar sua indignação e soltaram uma nota de repúdio [2] condenando o tratamento de mulheres de "maneira objetificada e apelativa, em um evento de finalidade esportiva". Elas também afirmam que "o clube se mostra excludente com as mulheres torcedoras - e consumidoras - e passivo em relação a atitudes machistas dentro e fora do estádio".

Na noite desta segunda-feira (15), o Atlético realizou, em Belo Horizonte, o lançamento oficial de suas novas camisas, desenvolvidas pela empresa DryWorld. O evento contou com a presença de modelos mulheres, homens e crianças, contratados para promover a nova linha esportiva do time. O que gerou revolta das 21 atleticanas que assinaram o texto foi que apenas as mulheres desfilaram de trajes de banho e roupas íntimas, "tratadas como peça de enfeite de estádio, encomendadas para agradar o público masculino", na avaliação das torcedoras.

O desfile acabou sendo o estopim para uma série de questionamento das alvinegras, que vão desde a disponibilidade e variedade de produtos da linha feminina em lojas oficiais até a representatividade feminina na cúpula do clube. As autoras da nota de repúdio afirmam que as mulheres, "como consumidoras, sentem-se muitas vezes ignoradas pela diretoria do Atlético" e cobram um pedido de desculpas, além de ações afirmativas, como a inclusão de mais mulheres nos departamentos do Atlético. 

Lançamento do novo uniforme do Atlético Mineiro
Lançamento do novo uniforme do Atlético Mineiro - Foto: Bruno Cantini/Atlético


Para Roberta Oliveira, uma das signatárias, a carta, postada em um blog de torcedores [2], foi uma reação à postura do clube, “que deixa sempre a desejar na questão do relacionamento com as mulheres torcedoras”. Para Roberta, a insatisfação com as ações de clubes é antiga e o evento gerou a reação. “Se elas tivessem utilizando o uniforme do clube no desfile, a reação seria diferente. O clube não desenvolve produtos femininos para serem comercializados”. 

A Torcida Galo Marx também manifestou-se contra a atitude do Galo. Em nota, o grupo de torcedores afirma que “os corpos das mulheres atleticanas, representados nas modelos que trajavam as camisas ditas femininas e calcinhas, NÃO são mercadorias, objetos de consumo ou parte do espetáculo grotesco que visa reafirmar o futebol como espaço masculino”. Luara Ramos, membro da torcida, afirma que a luta do grupo é pela democratização do futebol, que também inclui a igualdade de gênero.

NOTA DE REPÚDIO AO DESFILE DE APRESENTAÇÃO DO NOVO UNIFORME DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.A objetificação das mulheres não...

Publicado por Galo Marx [3] em Segunda, 15 de fevereiro de 2016 [4]


As torcedoras reclamam do machismo presente no universo do futebol. “Eles acham que a mulher não tem o direito de gostar do futebol”, afirma Roberta Oliveira.  Ela afirma que nos estádios, as mulheres estão expostas a todo tipo de agressão, sexual e física, e que isto afasta as torcedoras dos clubes. Para Luara, o futebol é reflexo da própria sociedade machista. “Defendemos que as torcedoras tenham mais espaço dentro do próprio clube, para se sentirem mais representadas”, afirma.
 

Para o clube, não há por que mudar
 

Lançamento do novo uniforme do Atlético Mineiro
Lançamento do novo uniforme do Atlético Mineiro - Foto: Bruno Cantini/Atlético


Procurado pelo Portal EBC, a assessoria de imprensa do Atlético Mineiro afirmou não ver razão para a polêmica e que nenhum dirigente daria entrevista. A assessoria apenas reproduziu uma fala do diretor de comunicação do clube, Domênico Bhering, para outros veículos de comunicação. "O Atlético respeita o direito democrático das pessoas de discordarem, mas isso não significa que temos que concordar com as críticas. Não iremos responder a isso. Não houve excesso, nem atitude machista. Mas reforçamos o direito de críticas e elogios. Há quinze anos agimos dessa forma, e essa foi a festa mais elogiada. Não há porque mudar algo que vem dando certo há esse tempo", concluiu o diretor.

Novas polêmicas

Durante a terça (16), circulou ainda nas redes sociais imagens de etiquetas de uma peça produzida pela Dry World para o Atlético Mineiro que continha na indicação de lavagem a instrução em inglês "give it to your wife", que significa "entregue para sua esposa". A menção também foi repudiada pelos torcedores na internet por considerarem machista.

Em nota, a empresa pediu desculpas aos torcedores e afirmou que a peça não havia sido aprovada pela empresa e foi distribuída erroneamente e que "precauções foram tomadas para evitar que este tipo erro aconteça novamente".

A DRYWORLD Industries pede sinceras desculpas pela etiqueta das camisas promocionais distribuídas no evento de lanç...

Publicado por DRYWORLD Industries [5] em Terça, 16 de fevereiro de 2016 [6]
Tags:  atlético mineiro [7], Galo [8], torcedoras [9], machismo [10], dry world [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário