Imagem: Vasco/Divulgação

Compartilhar:

Série B: Vasco, Bahia e Goiás estão entre favoritos; guia mostra campanhas dos 20 participantes

Criado em 13/05/16 20h58 e atualizado em 14/05/16 17h39
Por Edgard Matsuki

A partir deste fim de semana, 20 clubes da Série B começam a luta por quatro vagas na elite do futebol brasileiro. Com o fim dos campeonatos estaduais e regionais, o foco da maioria dos times está exclusivamente na competição. Para você ficar por dentro de quem luta para subir e quem luta para não cair para a Série C, confira o guia de como estão os times neste início do campeonato.

Favoritos ao título

Vasco da Gama

Rebaixado após péssima campanha no início do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Vasco entra na Série B como favorito ao título e ao acesso à Série A da competição depois do título do Campeonato Carioca neste ano. Aliás, a equipe, treinada por Jorginho, não perdeu nenhuma das 21 partidas disputadas de 2016. De quebra, segue firme na Copa do Brasil. Para além de tudo isso, o time carrega a tradição de quem venceu quatro Campeonatos Brasileiros e 1 Libertadores. É o time a ser batido.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série A (18º lugar)
Desempenho neste ano: Campeão Carioca, está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 16 vitórias e 5 empates (80,9% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória

Nenê, do Vasco
Nenê, do Vasco, é o destaque da equipe que joga para voltar à elite do futebol brasileiro. Crédito da foto: Vasco / Divulgação

Bahia

Além do Vasco, o Bahia é o único time que já foi campeão brasileiro na Série B deste ano. No ano passado, a camisa não foi suficiente para o time conseguir o acesso na competição. De ficar no G4 até a 32ª rodada, o time ficou cinco jogos sem vencer e deu adeus ao acesso. Em 2016, o time bateu na trave no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste. Mas o desempenho de 77,3% dos pontos ganhos tem animado os torcedores.

Desempenho no ano passado: 9º na Série B
Desempenho neste ano: Vice-campeão no Campeonato Baiano, 3º lugar da Copa Nordeste (Caiu nas semifinais), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 18 Vitórias, 4 empates e 3 derrotas (77,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Paysandu

A equipe do Paysandu é o único integrante da Série B que venceu dois títulos neste início de temporada. O “Papão da Curuzu” venceu a Copa Verde e o Campeonato Paraense. Além disso, a equipe só perdeu uma partida em 23. O retrospecto anima os torcedores e faz da equipe uma das favoritas ao acesso para a primeira divisão do futebol nacional.


Desempenho no ano passado: 7º na Série B
Desempenho neste ano: Campeão Paraense, Campeão da Copa Verde, está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 15 Vitórias, 7 empates, 1 derrota (75,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Jogadores do Paysandu festejam o título com a taça de campeão da Copa Verde
Paysandu chega forte para competição depois de festejar o título com a taça de campeão da Copa Verde. Foto: CBF

Candidatos ao acesso

Goiás

Rebaixado no ano passado, o Goiás vai tentar repetir o que fez em 1999 e 2012, quando foi campeão da Série B. Neste ano, a equipe já levou o campeonato estadual. Porém, tropeçou e caiu na primeira fase da Copa do Brasil contra o River (PI). Mesmo assim, os torcedores ainda confiam no acesso à Série A.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série A (19º lugar)
Desempenho neste ano: Campeão do Campeonato Goiano, Caiu na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 12 vitórias, 5 empates e 3 derrotas (68,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota (50% de aproveitamento)

 

 

Náutico

Em 2015, o Náutico bateu na trave e ficou em quinto lugar no Brasileirão da Série B. Para este ano, o time não quer vacilar e aposta na torcida para conseguir o acesso à elite do futebol (que não disputa desde 2013). A volta à Série A salvaria o ano do time, que caiu na primeira fase da Copa do Brasil e ficou em 3º no Campeonato Pernambucano.

Desempenho no ano passado: 5º na Série B
Desempenho neste ano: 3º do Campeonato Pernambucano, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 Vitórias, 4 empates, 3 derrotas (64,5% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Ceará

Time com uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, o Ceará vai precisar muito do apoio deles para melhorar o retrospecto no ano. Depois de quase cair para a Série C no ano passado, o time ainda não engrenou: ficou em 5º lugar no Campeonato Cearense e na Copa Nordeste. Porém, o desempenho na Copa do Brasil tem animado a torcida. Luta pelo acesso, mas ainda é uma incógnita.

Desempenho no ano passado: 15º na Série B
Desempenho neste ano: 5º lugar do Campeonato Cearense, 5º lugar da Copa do Nordeste (Caiu nas Quartas de Final), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 14 Vitórias, 6 empates 4 derrotas (66,6% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 vitórias e 1 empate (77,7% de aproveitamento)

Torcida do Ceará na final do Campeonato Cearense, no Castelão
Torcida do Ceará na final do Campeonato Cearense, no Castelão

 

Outros candidatos ao acesso

Paraná

O Paraná, em nenhuma outra edição da Série B, voltou a ser a equipe que assombrou alguns grandes do futebol brasileiro nos anos 90 e 2000. Porém, o terceiro lugar no Campeonato Paranaense (com a melhor campanha da primeira fase e só caindo nos pênaltis contra o Atlético) tem animado o time para o Brasileirão deste. Se a equipe continuar apresentando o mesmo futebol, pode surgir como candidato a uma vaga no acesso.

Desempenho no ano passado: 13º na Série B
Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Paranaense (caiu nas semifinais), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 10 Vitórias 4 empates 4 derrotas (62,9% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 derrota

Sampaio Corrêa

Desde que voltou à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2014, o Sampaio Corrêa tem feito campanhas regulares. Em 2014, ficou em 10º lugar. No ano passado, chegou em 8º lugar. A força da torcida pode fazer a diferença para transformar a equipe em uma surpresa na competição. E aí dá para sonhar com uma vaga na Série A, algo que não acontece desde 1986.

Desempenho no ano passado: 8º na Série B
Desempenho neste ano: Disputa o Campeonato Maranhense (está na final do 2º turno), eliminado na 1ª fase da Copa do Nordeste (9º lugar), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 14 Vitórias 3 empates 7 derrotas (68,1% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 empate e 1 derrota (16,6% de aproveitamento)

 

Joinville

Rebaixado no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Joinville sonha em reeditar a campanha que levou o time à elite do futebol nacional. Em 2014, o Joinville foi campeão ficando à frente até do Vasco. Porém, a realidade aponta que o acesso será um grande desafio. No Campeonato Catarinense, a equipe ficou com o vice. O título ficou com a Chapecoense. Se conseguir se superar e aproveitar os jogos em casa, o Joinville pode aparecer como forte candidato.

Desempenho no ano passado: Rebaixado da Série A (20º lugar)
Desempenho neste ano: Vice-campeão do Campeonato Catarinense, está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 vitórias, 9 empates e 5 derrotas (57,4% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 vitórias e 3 derrotas (40% de aproveitamento)

 

Bragantino

Se formos levar em conta a campanha do Bragantino na Série A2 (segunda divisão) do Campeonato Paulista, as previsões para o Brasileirão não são otimistas. Porém, o desempenho do ano passado (quando ficou em sexto) e a campanha na Copa do Brasil (onde já está na 3ª fase) dão uma ponta de esperança aos torcedores, que sonham em relembrar o retrospecto da década de 1990, quando era presença garantida na Série A.

Desempenho no ano passado: 6º na Série B
Desempenho neste ano: Caiu nas quartas de Final do Paulista A2 (5º lugar), está na 3ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 13 vitórias, 8 empates e 3 derrotas (65,2% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória e 1 empate (66,6% de aproveitamento)

 

Pelotão intermediário

CRB


O torcedor do CRB chega ao campeonato com alguns motivos para ter esperança. Afinal, o CRB ganhou o estadual e passou da 1º fase na Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Por outro lado, a equipe costuma ficar no pelotão intermediário na Série B. Em 26 participações na competição, o time nunca subiu de divisão. Quando jogou a Série A (a última participação foi em 1984), foi como convidado.

Desempenho no ano passado: 11º na Série B
Desempenho neste ano: Campeão Alagoano, 7º lugar da Copa do Nordeste (caiu nas Quartas de Final), está na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 16 Vitórias, 3 empates e 10 derrotas (65,5% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 derrota

 

Atlético (GO)

O Atlético Goianiense chegou a figurar na primeira divisão do futebol nacional. Porém, os tempos são outros. No Campeonato Goiano deste ano ficou em 3º lugar. Na Copa do Brasil, foi eliminado na primeira fase. O desempenho no ano passado também não foi dos melhores: 14º lugar. O retrospecto e a história mostram que o time deve ficar no pelotão intermediário na competição.

Desempenho no ano passado: 14º na Série B
Desempenho neste ano: Caiu nas semifinais do Campeonato Goiano (3º lugar), caiu na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas (57,4% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitórias 1 empate e 1 derrota (44,4% de aproveitamento)


Criciúma


O início do ano do Criciúma não tem sido dos mais fáceis. No estadual, a equipe ficou fora da final, em 3º lugar. Na Copa do Brasil e na Primeira Liga, o desempenho foi pior ainda. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Operário (PR) na primeira fase. Na Primeira Liga, empatou um jogo, perdeu dois e caiu na 1ª fase. Se o time continuar assim, deve ficar mais ou menos na mesma posição do ano passado: 12º lugar.

Desempenho no ano passado: 12º na Série B
Desempenho neste ano: 3º lugar do Campeonato Catarinense, eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil, 11º lugar na Primeira Liga (caiu na primeira fase)
Campanha no ano: 10 vitórias, 4 empates e 9 derrotas (49,2% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 3 vitórias e 1 derrota (75% de aproveitamento)

Avaí

Se o início do ano do Criciúma foi ruim, o início do ano do Avaí foi desastroso. Depois de ser rebaixado no Brasileirão da Série A, o time quase caiu para a 2ª divisão do Campeonato Catarinense (ficou em 8º lugar). Na Primeira Liga, o Avaí ficou em 12º lugar. Detalhe: a competição teve 12 participantes. Para beliscar uma vaga na Série A, o time vai ter que melhorar muito.

Desempenho no ano passado: 17º lugar na Série A
Desempenho neste ano: 8º lugar no Campeonato Catarinense, 12º lugar na Primeira Liga (caiu na primeira fase), eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 7 vitórias, 4 empates e 14 derrotas (33,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória 1 empate e 4 derrotas (22,2% de aproveitamento)

Luta para não cair


Vila Nova


O campeão da Série C do ano passado entra na Série B com o sinal amarelo. No Campeonato Goiano, o time acabou em quarto lugar. Na Copa Verde, foi eliminado pelo Gama (DF) nas quartas de final. Ou seja, se o time almeja subir na elite terá que melhorar o futebol. Apesar que, inicialmente, o foco deve ser a permanência na Série B.

Desempenho no ano passado: Campeão da Série C
Desempenho neste ano: Caiu nas semifinais do goiano (4º lugar), caiu nas quartas de final da Copa Verde
Campanha no ano: 8 vitórias 9 empates 5 derrotas (50% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas (52,3% de aproveitamento)

Londrina

Outro time que veio da Série C e tem que ficar atento para não voltar para lá. O desafio do Londrina é o de seguir a trajetória ascendente de quem subiu para a Série C em 2014 e para a B em 2015. Neste ano, o time terminou em sexto no estadual e já está de fora da Copa do Brasil. Se manter na Série B pode ser uma vitória.

Desempenho no ano passado: Vice-campeão da Série C
Desempenho neste ano: 6º lugar no Campeonato Paranaense (eliminado nas quartas de final), eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 9 Vitórias, 4 empates e 5 derrotas (57,7% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 1 vitória

Luverdense


O Luverdense é mais uma equipe que teve “ascensão” meteórica. Único representante do estado do Mato Grosso, o time ganhou o estadual. Porém, sabe que a Série B é uma competição muito mais complicada. A prova disso foi nos confrontos contra o Vila Nova na Copa Verde. Em dois jogos, perdeu os dois, tomou cinco gols e não marcou nenhum. Tem que ficar de olho para não voltar à Série C.

 

Desempenho no ano passado: 10º na Série B
Desempenho neste ano: Campeão do Campeonato Mato-Grossense, eliminado na primeira fase da Copa Verde
Campanha no ano: 11 Vitórias, 6 empates, 4 derrotas (61,9% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 2 derrotas

 

Favoritos ao rebaixamento

Tupi

No ano passado, o Tupi surpreendeu ao subir para a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o torcedor não teve nem tempo de comemorar. No Campeonato Mineiro, a equipe ficou em 9º lugar entre 12 participantes. O retrospecto, que quase levou ao rebaixamento, faz o time ser candidato a voltar para a Série C.

 

Desempenho no ano passado: 3º lugar da Série C
Desempenho neste ano: 9º lugar no Campeonato Mineiro
Campanha no ano: 4 Vitórias, 1 empate, 6 derrotas (39,3% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

 

Brasil de Pelotas

O Brasil tem uma das torcidas mais fanáticas do Sul do Brasil. Mas em 2016, os torcedores têm motivos para se preocupar. No Campeonato Gaúcho, o Brasil ficou em 8º lugar, com aproveitamento de 35,4% dos pontos. Na Copa do Brasil, caiu na 1ª fase. Se o time manter a média de pontos, a queda para a Série C é certa.

 

Desempenho no ano passado: 4º lugar da Série C no ano passado
Desempenho neste ano: 8º lugar do Campeonato Gaúcho (Caiu nas Quartas de Final), eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil
Campanha no ano: 3 Vitórias, 8 empates e 5 derrotas (35,4% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Oeste

A equipe da cidade de Itápolis é um dos maiores candidatos à queda. Dentre os 20 participantes da competição, é o único que conseguiu ser rebaixado no estadual. A equipe ficou em 18º lugar no Campeonato Paulista e amargou o descenso. A esperança dos torcedores era uma parceria com o Grêmio Osasco Audax, mas ela não foi para frente. Tudo isso faz a torcida temer pelo pior.

 

Desempenho no ano passado: 16º na Série B
Desempenho neste ano: 18º lugar no Campeonato Paulista (rebaixado)
Campanha no ano: 3 Vitórias 4 empates 8 derrotas (28,8% de aproveitamento)
Confrontos contra times da Série B: 0

Tags:  Vasco [3], série B [4], futebol [5], esportes [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário