Palmeiras vence Chapecoense e conquista Campeonato Brasileiro

Imagem: S.E. Palmeiras/Divulgação

Compartilhar:

Palmeiras vence Chapecoense e conquista nono título Brasileiro de futebol

Criado em 27/11/16 19h09 e atualizado em 28/11/16 11h37
Por Pedro Paulo Ramos - Portal EBC

Após 22 anos de jejum, o Palmeiras conquistou hoje (27) o nono título brasileiro ao vencer  a Chapecoense, por 1x0, em São Paulo. O clube venceu os Campeonatos Brasileiros em 1972, 1973, 1993, 1994 e 2016, e foi favorecido pelo reconhecimento da CBF dos títulos da Taça Brasil de 1960 e 1967 e da Taças Roberto Gomes Pedrosa de 1967 e 1969.

Com a vitória, o time comandando pelo técnico Cuca chegou ao 23º triunfo na competição, o que mais venceu, e chegou aos 77 pontos a uma rodada do final. Ao todo foram oito empates e seis derrotas, sendo a equipe que menos perdeu. O apito final encerrou uma semana de expectativa para jogadores e torcedores palmeirense. Foram mais de 20 rodadas como líder da competição até a conquista matemática hoje. que consagra o alviverde como maior de todos os campeões brasileiros, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Jogo

Uma simples vitória ou um empate garantiriam o título palmeirense sem depender de outros resultados. Até mesmo uma derrota, poderia sacramentar a conquista, desde que o Santos não vencesse o Flamengo, no Maracanã. 

No jogo, o alviverde colocou uma marcação forte desde o início e pouco deixou a Chapecoense criar chances de gol.  Na frente, o time levava perigo com jogadas do meia Moisés e do trio de ataque formado por Dudu, Róger Guedes e Gabriel Jesus.

Mas foi a partir de uma falta, em uma jogada ensaiada, que o Palmeiras marcou seu gol. Aos 25 minutos do primeiro tempo, após cobrança de Dudu, a bola passou por Zé Roberto e Moisés até chegar em Fabiano. Ele completou a jogada com um toque por cima do goleiro. Foi o primeiro gol do lateral no campeonato.  

No segundo tempo, o Palmeiras seguiu controlando o jogo e continuou sem correr grandes riscos na partida. No fim, ainda houve tempo para homenagens à Fernando Prass. Sem jogar desde agosto, o
goleiro e ídolo da equipe, substituiu Jaílson, para ser aplaudido e festejado por todos os presentes no estádio.

Após o apito final, muita comemoração entre os jogadores em campo e os torcedores na arquibancada e nos arredores do estádio. O jogo foi também marcante para o técnico Cuca, que conquistou seu primeiro título brasileiro como treinador e para Gabriel Jesus, artilheiro da equipe no torneio, com 12 gols. O atacante de 19 anos se despede do clube este ano e defenderá o Manchester City, da Inglaterra, a partir de 2017. 

O jogo registrou também, o maior público da história da casa palmeirense, com 40.986 torcedores presentes.


Campanha

A caminhada rumo ao título começou no dia 14 de maio, com uma goleada por 4 x 0 sobre o Atlético-PR, em São Paulo. A campanha teve início de forma irregular, com vitórias em casa e tropeços fora.

Na 6ª rodada, a vitória sobre o Flamengo, em Brasília, se mostrou essencial para o resultado final do campeonato. A principal turbulência da equipe, segundo palavras do próprio técnico Cuca, aconteceu entre a 16ª e a 18ª rodada, quando acumulou derrotas para Atlético-MG e Botafogo e empate contra a Chapecoense. O Palmeiras se reabilitou na 19ª rodada, no triunfo sobre o Vitória, resultado que garantiu o título simbólico do primeiro turno.

Daí em diante, o alviverde não perdeu mais a liderança. Foram 15 jogos de invencibilidade entre o fim do primeiro e a metade do segundo turno. O time abriu boa vantagem para os concorrentes e se aproximou da taça. 

Graças a gordura obtida, a derrota para o Santos e os empates contra Flamengo e Atlético-MG, em confrontos diretos, não ameaçaram o posto alviverde. O grito de campeão veio já na penúltima rodada.

O título premia a regularidade do time durante todo o campeonato. O Palmeiras foi líder em 27 das 37 rodadas disputadas. Foi quem mais venceu: 23 jogos; o que menos perdeu: apenas seis partidas; além de ser a melhor defesa, com apenas 31 gols sofridos e o segundo melhor ataque, com 60 tentos. São 77 pontos somados. O clube possui, também, a maior média de público do campeonato, cerca de 32 mil torcedores por partida.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário