Julio Cesar comemora a classificação do Brasil para as quartas de final depois de defender dois pênaltis contra o Chile no Mineirão

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe ao vivo Brasil X Chile, direto do Mineirão

Criado em 27/06/14 09h53 e atualizado em 02/01/15 15h33
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC*

Torcida brasileira
Torcida brasileira durante a Copa do Mundo (CBF)

ATUALIZAÇÃO:Brasil vence chile nos pênaltis em jogo dramático [2]

 

Brasil e Chile se enfrentam, neste sábado (28) às 13h, em uma partida de oitavas de final que promete ser eletrizante. É mais uma página da história de confrontos entre as duas seleções sul-americanas em Copas do Mundo. Dessa vez, o duelo eliminatório será no Mineirão, em Belo Horizonte. As duas seleções têm motivos para confiar e também para colocar um pé atrás em relação ao jogo decisivo.

Pelo lado do Brasil, a equipe joga em casa, está invicta, foi o primeira do grupo A e tem retrospecto bastante favorável contra o adversário que é um "freguês" histórico. No entanto, nos três primeiros jogos, não voltou a entusiasmar a torcida, como na Copa das Confederações, em 2013. Pelo lado do Chile, as declarações dos jogadores têm sido de confiança e otimismo pela boa campanha na fase de grupos, quando a equipe ganhou da Austrália e eliminou a Espanha. Foi derrotada apenas pela Holanda em um jogo equilibrado. Enquanto o ataque é elogiado, analistas apontam que a defesa é baixa em estatura e tem dificuldades em jogadas aéreas.  

A partida entre Brasil e Chile terá transmissão a partir das 12h pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras [3]) e pelo Portal EBC.

 

[4] Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmite o jogo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player ao lado ou acesse o site das Rádios EBC [5]. Você também pode baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu  dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

Confira imagens do jogo

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC [34]

Confira a tabela de jogos e classificação [35]

Duante a semana, as duas equipes declararam respeito ao adversário e fizeram de tudo para despistar sobre as escalações para o jogo. Outro ponto que chama a atenção é que, mesmo o Brasil jogando em casa, os chilenos têm comparecido [36], apoiado e até arrumado confusão na porta de estádio [37].

Treino da seleção brasileira
Felipão dá instruções para os jogadores durante o treino da seleção brasileira na granja Comary, Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (26) (Rafael Ribeiro / CBF)

Embora os dois técnicos escondam a escalação até momentos antes do jogo [38], de acordo com as informações trazidas dos treinamentos, as equipes que se enfrentam neste sábado podem ter mudanças. No Brasil, por exemplo, é dada como certa a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho, no meio de campo. Pelo lado do Chile, a principal dúvida é a presença de Arturo Vidal no meio de campo. As equipes ter as seguintes escalações:

Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves (Maicon), Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho; Oscar, Hulk (Ramires) e Neymar; Fred. Técnico: Felipão

Chile: Claudio Bravo; Gary Medel, Francisco Silva, Gonzalo Jara; Mauricio Isla, Marcelo Díaz, Eugenio Mena, Charles Aránguiz, Arturo Vidal; Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli

ap20140623-selecao-chile
Chilenos na foto oficial antes da partida contra a Holanda (Kirsty Wigglesworth/AP ©)

Brasil e Camarões3
Neymar comemora gol feito na partida contra Camarões (Portal da Copa)

Neymar, o camisa 10 do Brasil e um dos artilheiros da Copa do Mundo, com quatro gols, tem sido o principal destaque da equipe. As atuações deles nos três primeiros jogos foram destaques na imprensa internacional, tanto que Felipão e o elenco têm respondido constantemente a questões sobre a dependência que a equipe teria em relação ao craque. O problema é que, na primeira partida, Neymar recebeu um cartão amarelo e se for advertido novamente contra o Chile, não jogaria nas quartas de final contra Colômbia ou Uruguai.

No Chile, a atenção principal, é um colega de Neymar, no Barcelona, o atacante Alexis Sánchez, que foi destaque na vitória contra a Espanha, por 2 a 0, e que decretou a eliminação da campeã do mundo de 2010 de forma antecipada. Além dele, Eduardo Vargas é outro atacante que pode dar dor de cabeça à zaga do Brasil.

  

Desde que ficou definido o adversário do Brasil nas oitavas de final, o retrospecto histórico foi trazido à tona. Em três confrontos eliminatórios em copas do mundo, a seleção venceu todas: uma semi-final em 1962 e dois jogos de oitavas (em 1998 e 2010). Além dessas partidas, há uma larga vantagem para o Brasil levando-se em consideração todos os encontros. Em 68 partidas, a seleção venceu 48. Os chilenos só ganharam sete vezes. Seria um freguês histórico. No entanto, o jogo deste 28 de junho é mais uma página a ser escrita entre essas duas equipes sul-americanas.   

Foi escalado para o jogo decisivo um trio inglês. O juiz da partida, Howard Webb,  é bastante experiente e tem no currículo a final da Copa do Mundo de 2010, entre Espanha e Holanda, e a final do campeonato europeu de seleções, a Euro, de 2008, entre Áustria e Suíça.  Ele será auxiliado por Michael Mullarkey e Darren Cann.

O Mineirão é o palco do primeiro jogo de oitavas de final da Copa do Mundo e pode estar no caminho do Brasil ou do Chile caso uma dessas seleções chegue à semi-final no dia 8 de julho.  O estádio já foi sede neste mundial de quatro partidas, da vitória da Colômbia sobre a Grécia [39], da virada da Bélgica sobre a surpreendente Argélia [40], do apertado 1 a 0 da Argentina diante do Irã [41], e do empate da eliminada Inglaterra contra a sensação da Copa até o momento, a Costa Rica [42]Saiba mais [43] sobre o Mineirão.

 

Mineirão
O Mineirão recebe o quinto jogo da Copa do Mundo (Portal da Copa/ Divulgação)

Ficha do jogo

Brasil x Chile

Data: 27 de junho de 2014
Horário: 13h
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Howard Webb  (Inglaterra)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (Inglaterra)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios

* Com informações da Fifa.

Tags:  Copa do Mundo [44], brasil [45], Chile [46], oitavas [47], Copa [48], Mundial [49], Copa [48]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário