Imagem: CBJ/Divulgação

Compartilhar:

Judô: saiba mais sobre esta modalidade olímpica do Rio 2016

Criado em 01/07/16 20h08 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Da redação

Arte marcial criada no Japão em 1882, o judô – numa tradução direta – significa “caminho da suavidade”.  A modalidade foi criada no Japão em 1882, pelo professor Jigoro Kano a partir das técnicas de jiu-jitsu adaptadas para evitar os golpes mais perigosos. 

O objetivo original era a defesa pessoal, mas na competição o foco é outro: derrubar o adversário com as costas voltadas para o tatame, o local onde acontece as lutas. Outra forma de encerrar o combate é imobilizar o rival no solo por 20 segundos ou até o oponente desistir.

O golpe perfeito é computado como ippon, que, ao ser registrado pelos árbitros, dá a vitória ao judoca que o aplicou. Os golpes incompletos são pontuados como wazari, que representa meio ippon, ou como yuko, que seria metade do wazari. 

Atualmente, o judô está dividido em sete categorias para homens e sete categorias para mulheres, de acordo com o peso dos judocas. No Rio 2016, as disputas ocorrerão na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, entre os dias 6 e 12 de agosto.

O judô estreou nas Olimpíadas nos Jogos de Tóquio 1964, no masculino, e em Barcelona 1992, no feminino. O Japão é o maior recordista de medalhas neste esporte, com 72 medalhas olímpicas, sendo 36 ouros. O Brasil já conquistou 19 medalhas nos tatames: três de ouro, três de prata e 13 de bronze. 

O esporte é controlado internacionalmente pela Federação Internacional de Judô (FIJ) [2], e, no país, pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) [3].

Tags:  Rio 2016 [6], Rio 2016 [6], jogos olímpicos [7], Judô [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário