Imagem: United World Wrestling Press

Compartilhar:

Saiba mais sobre a luta greco-romana, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

Criado em 02/07/16 20h05 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Da redação

Inspiradas nas formas de disputa da Grécia e da Roma Antiga, os franceses criaram o estilo greco-romana já no século XIX. Já nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas 1896, ocorreu a primeira disputa do estilo.

Na luta greco-romana, são permitidos apenas golpes da linha da cintura para cima. Os lutadores só podem utilizar os braços para derrubar o adversário. A modalidade é praticada apenas por homens e está dividida em seis categorias, de acordo com o peso dos lutadores. 

Cada combate dura seis minutos, mas, caso um lutador consiga derrubar ou imobilizar o adversário, ele vence a luta. Se o tempo se esgotar, a decisão se dá pelos pontos dados pelos juízes aos golpes e às punições por falta de combatividade. 

Apesar de se chamar luta greco-romana, quem domina este esporte não são nem os gregos, tampouco os italianos. Nas Olimpíadas, a antiga União Soviética ainda sustenta o maior número de medalhas, com 34 ouros. O russo Aleksander Karelin é o maior vencedor da modalidade, com três ouros e uma prata.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, os combates vão acontecer na Barra da Tijuca, na Arena Carioca 2, entre 14 e 16 de agosto. O esporte é comandado pela União Mundial de Wrestling (UWW) [2] e no país pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) [3].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário