Imagem:

Compartilhar:

Faça um aquecimento para o arraiá com a canção “Pula a fogueira”

Criado em 18/06/15 17h59 e atualizado em 22/06/15 12h14
Por GEWEB Dipro

A canção “Pula a fogueira” é um dos clássicos das festas juninas. Composta por João Bastos Filho e Getúlio Marinho na década de 1930, ela marca o período no qual muitos compositores da música popular brasileira se dedicaram a criar cantigas para os festejos em homenagem a São João Batista.

Um bom exemplo são outras obras-primas dos festejos juninos como “Chegou a hora da fogueira”, de Lamartine Babo, “São João na roça”, de Luiz Gonzaga, "Noites de Junho", "Capelinha de Melão", de João de Barro, e muitas outras.

Estas comemorações costumam remeter ao estilo de vida das pequenas cidades no interior das diferentes regiões do Brasil, com suas vestimentas, linguagem, comida e danças. As músicas fazem referência a alguns símbolos e convidam os presentes na festa a dançar todos juntos em forma de quadrilha.

O clássico “Pula a fogueira” é um tributo a um dos ícones do arraiá, o fogo, que reúne as pessoas ao seu redor e alegra a festa.

A TVE  Bahia produziu um vídeo para representar a animação de “Pula a fogueira”. Desenhos feitos por crianças mostram pessoas curtindo a festa com suas roupas típicas, como camisa xadrez, chapéu de palha, botas de couro e cabelos penteados com tranças.

A animação destes festejos vai estar presente no programa Brincando no Arraiá, que será exibido ao vivo na TV Brasil no dia 28 de junho das 12h30 às 13h30.

Entre no clima das comemorações com a melodia e o colorido das ilustrações:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário