Imagem:

Compartilhar:

Bumba meu Boi é comemorado em 30 de junho

Criado em 23/06/15 12h29 e atualizado em 24/06/15 12h39
Por GEWEB Dipro

Shelda, Keilane e João Vitor aproveitam as festas juninas para brincar de Bumba meu Boi em Teresina, capital do Piauí. Esta manifestação folclórica é celebrada em diversos estados brasileiros e em cada um é conhecida por um nome diferente, como Boi Bumbá no Amazonas, Boi de Reis no Espírito Santo e Boizinho no Rio Grande do Sul.

A festa em homenagem ao boi remete à importância do animal no Brasil colonial, quando as fazendas de gado eram a fonte de sobrevivência de muitas famílias.

A lenda do Bumba meu Boi

Em todas as localidades, a lenda do Bumba meu Boi conta a história de uma escrava, Catirina, que durante a sua gravidez tem o desejo de comer língua de boi. Seu marido, Chico, mata um animal da fazenda para satisfazer sua vontade. Ao descobrir o gado morto, o fazendeiro recorre a diversos doutores e curandeiros para conseguir salvá-lo e manda descobrir quem é o responsável pelo crime. Chico é preso e julgado. Ao final da história o boi ressuscita e todos festejam o milagre.

Em homenagem ao Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado no dia 30 de junho, a TV Antares do Piauí produziu um vídeo mostrando um pouco da festa. Ao entrevistar três jovens de Teresina é possível perceber o encanto que o folclore desperta.

O pequeno João Vitor confessa que inicialmente ele tinha medo do boi, mas atualmente adora dançar com o animal. Já a menina Keilane conta que a tradição do Bumba meu Boi vem de família. Seu avô tinha uma escola de “boi” e foi ele quem ensinou a neta a brincar. E para a jovem Shelda, o mais emocionante da festa é a sua música, com a melodia de pandeiros, tambores e maracas.

Veja o depoimento destas crianças do Piauí e conheça as maravilhas da folclore brasileiro:

 

 

E para descobrir outras celebrações do mês de junho, assista ao programa especial Brincando no Arraiá, no domingo 12 de junho, a partir das 12h30 na TV Brasil. Saiba com sintonizar. [2]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário