Imagem:

Compartilhar:

Aprenda a fazer a sua boneca Abayomi

Criado em 09/11/15 16h34 e atualizado em 19/11/15 18h25
Por Produção Web

As meninas Livia e Maria Vitória contam como aprenderam a fazer uma boneca Abayomi [2], na oficina da artesã Lena Martins.

A boneca de pele negra e estética afro é feita com retalhos de pano e malhas, sem utilizar qualquer cola ou costura. Foi criada em 1987 por Lena Martins, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da autoestima da população afrodescendente. Na língua iorubá, “abayomi” significa “meu presente”.

Para fazer o corpo da boneca são necessárias duas tiras de tecido, uma maior e outra mais curta. Em cada ponta da tira mais comprida se faz um nó. Depois dobra ao meio a tira e se faz um terceiro nó, esta será a cabeça e as pernas da boneca. Com a tira menor são feitos os braços. Um nó em cada ponta e então se amarra a tira mais curta logo abaixo do nó da cabeça.

“Depois a gente bota a roupa, faz de conta que tem olho e nariz, e coloca um enfeite na cabeça dela”, ensina Maria Vitória.

Assista ao vídeo e faça também a sua boneca Abayomi.

Brincando no Baobá - Boneca Abayomi

Aprenda mais sobre a cultura negra com o especial Brincando no Baobá. No dia 20 de novembro, às 16h, na TV Brasil e pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro, a partir das 11h.

Ainda confira neste segundo vídeo, numa divertida oficina com Lena Martins, a criançada colocando a mão na massa pra fazer a boneca Abayomi:

Creative Commons - CC BY 3.0 - vt-06-rj-abayomi-web-converted.mp4

E acompanhe outros conteúdos exclusivos para web no portal da EBC: www.ebc.com.br/brincandonobaoba [3]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário