Bilhetes/ lembretes

Imagem: Pixabay/ geralt

Compartilhar:

Exercite sua memória brincando!

Criado em 03/08/16 09h27 e atualizado em 03/08/16 09h38
Por Primeira Infância Melhor (PIM) [2]

Não é só nas provas da escola que a gente usa a nossa memória. No dia a dia precisamos recorrer a ela em diversas ocasiões. Para treinar ou testar se você tem uma boa memória, a Coleção Fazendo Arte [3] traz sugestões de brincadeiras onde a prinicipal exigência é memorizar. Confira:  

Esconde-esconde

Reunir as crianças e sortear uma para sair do ambiente e se esconder. Em seguida, sortear outra criança para sair e se esconder em lugar diferente da primeira. A primeira criança a sair deve retornar à sala e tentar adivinhar quem está faltando. Caso erre duas vezes, o grupo escolhe uma “prenda” para ela.

Lista sem fim

Organizar as crianças sentadas em círculo. Sortear uma para falar: “Fui ao mercado e comprei “…” (dizendo o nome de um produto). O colega à direita repete a frase e acrescenta mais um produto. A frase continua aumentando até que alguém erre a ordem ou esqueça alguma palavra. Quem errar sai da roda e a brincadeira recomeça.

Mistura maluca

Material: Jornais, revistas, tesoura, cola e papelão.

Desenvolvimento: Fazer um cartaz com figuras de dez objetos diferentes. Orientar as crianças a observarem o cartaz por 10 segundos, procurando memorizar o nome dos objetos apresentados. O objetivo é acertar o maior número de objetos.

Falta um

Material: Seis objetos pequenos, conhecidos pelas crianças, uma caixa e um pano.

Desenvolvimento: Colocar, na caixa, os objetos e cobri-la com o pano. Orientar as crianças a explorar os objetos colocando a mão na caixa. Sortear uma para retirar um dos objetos sem que ninguém veja qual foi. Depois, cada criança deve colocar a mão dentro da caixa por 20 segundos, procurando descobrir qual objeto está faltando.

Quem acertar é o próximo a tirar algo da caixa. Na medida em que as crianças apresentarem maior facilidade para realizar a atividade, o facilitador pode incluir ou substituir os objetos.

Retrato Falado

Material: Jornais, revistas e tesoura.

Desenvolvimento: Recortar fotos de várias pessoas e embaralhá-las. Sortear uma criança para mostrar uma imagem ao grupo durante 30 segundos. Orientar as crianças a procurar memorizar as características da pessoa apresentada na imagem (comprimento e cor do cabelo, cor dos olhos, tipo das roupas, etc). Quem acertar mais características mostra a próxima foto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário