A história do Rock Brasil nos anos 80

Imagem:

Compartilhar:

A história do Rock Brasil nos anos 80

Criado em 15/08/12 11h20 e atualizado em 15/08/12 17h56
Por Musicograma Fonte:TV Brasil [2]

No final dos anos 70, o vigor que e a soul music trouxera ao mercado havia perdido força para a música disco. O que era pensamento e atitude transformara-se em pura dança. Mais uma vez, produtores e gravadoras saíram em busca de alternativas importando alguns modelos de fora, mas sem necessidade. Mal sabiam que a música da próxima década estava sendo criada nas garagens do país recém-entrado na abertura política. Para entender política e musicalmente este período, o Musicograma inicia com os Engenheiros do Hawaii a série Rock Brasil.

O movimento BRock, expressão criada pelo jornalista e crítico Arthur Dapieve, reuniu nos anos 80, uma legião de intelectuais, muitos mais pensadores que músicos, mas que viam o palco como o espaço urgente e natural para reunir multidões e expor ideias. A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii é filha legítima daqueles anos em que amigos se reuniam para criar bandas com nomes estranhos e compor baladas com três acordes. Eram apelidos atrás dos quais se escondiam para não revelar a verdadeira identidade ou pretensão de viver de música. Gang 90 e as Absurdetes, Ultraje a Rigor, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, RPM, Titãs do Iê-Iê são alguns grupos da época.

O público, claro, adorava rir e dançar com as brincadeiras do João Penca; pensar e discutir, com as letras do Paralamas e do Legião; ou viver entre o sim e o não, como sugere os Engenheiros do Hawaii na canção "Infinita Highway". As gravadoras, por sua vez, absorviam quem passasse pelo teste do rádio, no caso, a Fluminense FM, "A maldita". Ela era a avalista do BRock com um público enorme e cativo que comprava discos, participava de promoções e garantia o sucesso dos shows.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário