Crianças na cozinha

Imagem:

Compartilhar:

Criança na cozinha: por que não?

Criado em 12/08/14 12h03 e atualizado em 12/08/14 12h19
Por Plenarinho - Câmara dos Deputados [2]

Crianças na cozinha 2
A criança que cozinha tem maior desenvolvimento do paladar (WellspringCS/ Creative Commons)

Você sabia que enquanto você está seguindo uma receita, sem perceber, vai experimentando diversas áreas do conhecimento? É verdade, galera! A matemática é um exemplo. Quando se mede ou pesa um ingrediente, utiliza-se conceitos relacionados às unidades de medida de volume e peso. Enquanto você espera o forno cozinhar uma determinada mistura, é necessário observar o relógio e calcular os tempos exatos para não comer cru e nem queimado.

Segundo pesquisa elaborada por psicólogos infantis, o ato de criar cozinhando, trabalha a concentração, a organização, a autonomia, a voracidade, a capacidade de esperar, o desenvolvimento do paladar e, principalmente, da auto-estima. Além disso, pode despertar na criança desde cedo cuidados com higiene, com o que ela põe dentro de seu corpo e a experiência de testar seus quitutes.

Outro fator benéfico é a própria leitura da receita, uma excelente ferramenta para conhecer novas palavras e ampliar o conhecimento do vocabulário. Sem falar nos ingredientes que a criança passa a conhecer e que permitem equilibrar os nutrientes e vitaminas para obter um prato saudável e nutritivo.

Cozinhar é ainda uma aventura pela cultura mundial! Aprendemos sobre os hábitos e costumes dos povos que inventaram aquela receita, recuperamos a história dos antepassados e seus pratos típicos e descobrimos os vegetais, frutas e animais que cada região produz. Portanto, cozinhar pode ser um motivo de diversão familiar.

Organização

Antes de tudo, é importante lembrar que, para que a criançada aproveite a cozinha e consiga preparar comidas deliciosas, é preciso ter alguns cuidados e um mínimo de organização. E não esqueça:

- Lave bem as suas mãos;
- Use avental, assim você evita de manchar a sua roupa;
- Para os que têm cabelos longos, é bom prendê-los (ninguém fica muito feliz quando encontra um fio de cabelo na comida, não é mesmo?)

Antes de colocar a mão na massa:

- Tenha o livro de receitas em mãos.
- Faça uma leitura prévia da receita.
- Separe todos os ingredientes necessários: vasilhas, xícaras, colheres, formas e recipientes que serão utilizados.

Cuidados

Lembre-se que com fogo não se brinca. Peça ajuda aos adultos da casa se for manipular objetos cortantes e também na hora de acender o fogo.

Mãos à obra: receitas

Bolo de chocolate

Ingredientes:

1/3 xícara (chá) de margarina; 3/4 xícara (chá) de açúcar refinado; 1/2 colher (chá) de baunilha; 1 tablete de chocolate meio amargo derretido já ligeiramente esfriado; 1 ovo; 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada;1/2 colher (chá) de bicarbonato; 1/2 colher de chá de fermento em pó e 3/4 xícara de água.

Modo de fazer:

Bata a margarina com o açúcar. Junte a baunilha e o chocolate. Bata. Acrescente o ovo e bata muito bem. Misture a farinha com o bicarbonato e adicione à mistura alternadamente com a água. Bata bem. Coloque numa assadeira pequena, untada e polvilhada. Salpique com 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado. Forno moderado por mais ou menos 30 minutos. Deixe esfriar na assadeira.

Cachorro quente

Ingredientes:

4 pães para cachorro-quente; manteiga ou maionese (a gosto); água; 4 salsichas e1 lata de molho pronto de tomates. E não se esqueça dos acompanhamentos, hein? Mostarda, maionese, ketchup, batata palha. milho verde e, para quem gosta, vinagrete de cebola.

Modo de fazer:

Corte os pães no sentido do comprimento, sem separar as duas partes. Passe manteiga ou maionese a gosto. Deixe de lado. Encha a panela até a metade da capacidade, com água. Coloque em fogo alto e espere ferver. Coloque as salsichas na água. Deixe ferver por 5 minutos. Escorra a água. Faça um corte em cada salsicha no sentido longitudinal (no comprimento). Coloque uma salsicha em cada pãozinho, cubra com molho de tomates e acompanhamentos que mais você gostar.

Mousse de laranja

Ingredientes:

1 copo de água filtrada morna, 10 colheres de sopa de açúcar, 1 copo de caldo de laranja (o sumo), 4 ovos e 1 envelope de gelatina em pó branca sem sabor.

Modo de fazer:

Coloque a gelatina de molho em um copo de água filtrada morna, bata a clara em neve, faça uma gemada com a gema e o açúcar. Junte o caldo da laranja, a gelatina e a gemada e bata bem. Depois, coloque as claras em neve. Leve para gelar em uma vasilha ou em tacinhas.

Maionese

Ingredientes:

1 gema crua, 1 colher de café de mostarda, 1 colher de café de sal, 1 colher de sopa de caldo de limão e um poco de azeite.

Modo de fazer:

Em uma vasilha, misture bem a gema, a mostarda e o sal. Ao bater, coloque o azeite aos poucos, até sentir que a maionese já não está tão mole e virou um creme.
Para fazer uma maionese com limão, é só acrescentar suco puro de limão à gosto à receita básica. Uma dica para saber se o sabor da maionese está ao seu gosto é ir colocando aos poucos os ingredientes adicionais e ir provando. Para fazer uma surpresa à sua família, você pode acrescentar cenoura, beterraba, tomate, ketchup ou o que mais você preferir. De resto, é servir e esperar a reação do pessoal! Com certeza, elogios virão, pois fica muito apetitoso.

Cupuaçu
Creative Commons - CC BY 3.0 -

Vitamina de banana

Ingredientes:

2 bananas, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de aveia e ½ de leite.

Modo de fazer:

Pique as bananas, coloque tudo no liquidificador e bata. Depois é só colocar no copo e beber. Ah, e não se esqueça do gelo picado caso queira a bebida geladinha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário