Paulo Freire, patrono da educação no Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Paulo Freire, patrono da educação no Brasil

Criado em 16/07/12 11h08 e atualizado em 17/07/12 12h01
Por Mariana Martins Fonte:EBC na Rede [2]

Paulo Freire Contemporâneo é um  documentário de Toni Venturini, com roteiro de Helena Tassara e Sylvia Lonh, produzido em 2007 pela TV Escola/ Olhar imaginário e disponível em Domínio Público [3]. O documentário conta a história dele, que acaba de ser considerado patrono da educação no Brasil, e que foi responsável por métodos inovadores de alfabetização que foram utilizados como base nas políticas de educação que garantiram a condição de nações livres  do analfabetismo a Cuba, Bolívia e Venezuela .

Paulo Freire, contudo, deixa claro, no próprio documentário, que não quer ser conhecido como um educador que criou métodos de alfabetização, mas que criticou o modelo educacional  brasileiro e pensou métodos de educação a partir da introdução do diálogo e da humanização. "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se  a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", afirmou Freire.

O documentário, de aproximadamente 1h de duração, está dividido em dois blocos e pode ser visto aqui com tradução para a Libras.

Parte I

 

Parte II

 

Parte III

 

 

Parte IV
Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário