Alunos na biblioteca da Escola Classe 18 de Taguatinga

Imagem:

Compartilhar:

Jogo ajuda professores a mediar leitura para crianças

Criado em 11/04/13 09h10 e atualizado em 12/04/13 09h49

Dia Internacional do Livro Infantil - 2
Aluno na biblioteca da Escola Classe 18 de Taguatinga (DF) (Elza Fiuza/ABr)

Conduzir os alunos para o aprofundamento do conteúdo de um texto exige dedicação do professor. O aproveitamento dos vários contextos de um livro, por exemplo, deve ser instigado em sala de aula para que o aprendizado seja realmente assimilado. Além disso, há o desafio de não tornar a tarefa enfadonha. 

Veja também:

Especialista explica como mediar a leitura para crianças [2]

Professora cria projeto e motiva crianças a ler [3]

Personagens roedores incentivam a leitura entre as crianças em escola do DF [4]

É preciso questionar sobre o local e a época em que a história se passa, estimular que os alunos contem à sua maneira, perguntar sobre os personagens, a sucessão dos eventos, identificar o problema e as soluções dele. O processo de interpretação ainda passa pela contextualização da obra à vida prática do leitor. 

Esse passo-a-passo orienta a mediação, mas pode ser feito de formas criativas. Um exemplo é o jogo do mediador de leitura, criado pelo poeta, pesquisador de artes verbais e doutor em Linguística João Bosco Bezerra Bonfim.

Baixe o arquivo aqui [5]

Como jogar:

O jogo é composto de 11 cartas com instruções e dez cartas com habilidades. Os arquivos devem ser impressos de forma que a instrução 1 fique no verso da habilidade 1, e assim por diante. Em cada folha A4 pode-se imprimir quatro cartas.

De posse de uma narrativa, e com o auxílio do jogo, o mediador de leitura segue os passos propostos. 

Por exemplo: Na Instrução 3 o mediador tem perguntas sobre o espaço em que se passa a história. Na carta Habilidade 3, ele é informado sobre quais capacidades da crianças estão sendo treinadas e exploradas com essas perguntas, no caso, a capacidade de recompor, à partir dos elementos do texto, o cenário da narrativa.

Baixe aqui as instruções adicionais [6]

As instruções adicionais são informações extras para potencializar a compreensão e possibilitar ao mediador algumas ferramentas de interpretação.

João Bosco Bezerra Bonfim [7] tem mais de vinte livros publicados, entre ensaios, poesia lírica e cordéis, muitos deles para crianças. Confira também o texto dele A arte de fazer um cordel e se tornar um menestrel [8], que orienta as crianças a fazer seu próprio exemplar.

Tags:  jogo [9], literatura [10], mediação [11], mediar [12], leitura [13], livro [14], escola [15], Aluno [16], oficina [17], aprendizagem [18], letramento [19], alfabetização [20], especialista [21], joão bosco [22], João Bosco Bezerra Bonfim [23], aula [24], sala de aula [25], dicas [26], sugestões [27], Planejamento [28], atividade [29]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário