Publicidade infantil merece cuidado dos pais

Imagem:

Compartilhar:

Publicidade infantil merece cuidado dos pais

Criado em 23/07/12 16h59 e atualizado em 17/11/14 09h41
Por Mariana Martins Fonte:Com informações do Instituto Alana [2]

Você já parou para pensar como o comportamento dos seus filhos é influenciado pela mídia? Quantas vezes uma sandália deixou de ser uma sandália para ser a sandália daquele ou daquela personagem dos desenhos animados? O tênis, o chocolate, o biscoito,  a roupa, a bota... todos deixam de ser o objeto em si e passam a ter um adjetivo. É o tênis do desenho tal , é o chocolate do desenho tal que dá poderes mágicos, é sempre alguma coisa de alguém que faz algo muito diferente e que... tem que ser comprado.

Quem é pai ou mãe e nunca viu um “eu quero isso” logo após um desenho animado ou uma publicidade? A situação dos pais não é nada cômoda. A televisão é uma mídia muito forte e muito presente na vida das crianças, muitas vezes mais presente do que os pais e mães que precisam trabalhar o dia todo ou boa parte do dia. De acordo con o Painel Nacional de Televisores do Ibope 2007, as crianças brasileiras que estão em idades entre quatro e onze anos de idade passam em média quase 5 horas diárias em frente a TV. A televisão é o veículo mais presente na casa dos brasileiros,  chegando a 97% dos lares, seguida da Internet, presente em 56% dos lares e do rádio em 52%. 

O Instituto Alana realizou em 2008 em parceria com a Maria Faria Produções e com direção de Estela Renner, o documentário Criança a Alma do Negócio. Apesar de ter sido feito em 2008, o documentário é atual e merece ser assistido por pais e educadore. De acordo com descrição dos próprios realizadores o documentário reflete sobre as questões do consumo na infância e mostra como no Brasil a criança se tornou a “alma do negócio” para a publicidade. “A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes”, apresenta a página do documentário.

Assista ao documentário na íntegra


Creative Commons - CC BY 3.0 -

*Com informações da  pesquisa Mídia e Infância. O impacto da exposição de crianças e adolescente a cenas de sexo e violência na TV, realizada pela ONG Andi, Comunicação e Direitos  e pelo Coletivo Intervozes e do Instituto Alana.

Saiba mais:

Proibição da publicidade infantil é discutida na Câmara dos Deputados [3]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário