Hanukiá - Candelabro judeu

Imagem:

Compartilhar:

Em vez de Natal, Hanuká: a festa das luzes

Criado em 24/12/12 12h29 e atualizado em 24/12/12 15h06
Por Mães Internacionais [2]

Candelabro judeu
Hanukiá - Candelabro judeu (RonAlmog CC)

A Luciana Almeida Tub, mãe do Uri, mora em Israel e conta no blog Mãe em Israel [3]como são as comemorações do mês de dezembro por lá.

São oito dias de comemoração no mês judaico de Kislev (por volta de dezembro). Durante o “ Festival das Luzes” ou, em Hebraico “Hag Urim”, a cada noite é acesa uma vela da Hanukiá, um candelabro especial para essa festa, que tem nove suportes e é colocado na frente da janela. A vela principal, do centro, shamash é a primeira. Ela acende as outras oito.

É costume passear pelas ruas durante esta época para ver os candelabros acesos, pois há modelos especiais, suntuosos e grandes, verdadeiras “jóias” de família.

Quando a vela é acesa, a família faz as bênçãos, relembrando os milagres e os heróis importantes para o judaísmo. Depois cantam canções típicas de Hanuká, que são passadas de geração a geração.

As comidas dessa época são, praticamente, frituras: bolinhos, panquecas e, principalmente, os sufganiot, uma espécie de sonho.

Mesa de Hanuká
Mesa de Hanuká (Mãe em Israel)

Essa é uma festa totalmente voltada para as crianças. Elas recebem muitos presentes (muitos recebem um presente por noite). Cantam músicas, comem doces e brincam com um tipo de pião, chamado sevivon. Curiosidade: Cada lado do peão tem uma letra hebraica. As letras são as inicias de "Nes gadol haiá pó" (um grande milagre aconteceu aqui). Isso em Israel. Se o pião for comprado em qualquer lugar fora daqui, as letras serão as iniciais de "Nes gadol haiá sham" (um grande milagre aconteceu lá). 


Pião judeu
Sevivon (Mãe em Israel)

Obs: Há variações para a escrita de Hanuká - pode ser Hannukah, Chanukah, Januká (na voz de hispano-hablantes)


Um pouco de História

A mamãe Luciana explica aqui a origem da festa de Hanuká

Por que comemoramos Hanuká (adaptado do site do Beit Chabad)?

Antiocus, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Durante o seu governo, ele forçou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento das mitsvot (preceitos) da Torá (a "Bíblia" Judaica) e forçando a prática da idolatria pagã.

Em 165 AC, os Macabeus, corajosos lutadores oriundos de uma família de muita fé, os Chashmonaim,resolveram lutar contra essa opressão e saíram vitoriosos de uma batalha travada contra Antiocus e seu enorme exército. 

O Templo Sagrado, que havia sido violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) foi reacesa com o azeite puro de oliva, encontrado no Templo. A quantidade de azeite encontrada no Templo seria suficiente para acender a Menorá por apenas um dia, mas milagrosamente o o óleo durou oito dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo. Em lembrança deste milagre, nós, judeus, comemoramos Hanuká durante oito dias. 

Hanuká é comemorado no mês judaico de Kislev (por volta do mês de dezembro). Neste ano, as velas da Hanukiá estão sendo acesas entre os dias 9 e 16 de dezembro. 

Quer ver como é? Nesse video, uma explicação, em Inglês, sobre a festa toda, com direito a canções e imagens. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário