O parto na água se popularizou na década de 90

Imagem:

Compartilhar:

Igor Tcharkowsky: o pai do parto na água

Criado em 28/08/13 13h32 e atualizado em 28/08/13 13h55
Por Dixit [2]

Parto na água
(Hobomama/CC)

Igor Tcharkowsky foi um fisioterapeuta, psicoterapeuta e obstetra russo e precursor do método do parto na água. Nos anos noventa, ficou mundialmente conhecido por um programa de televisão francesa chamado “Lettres d ‘un autre monde”,  (“Cartas de um outro mundo”, em tradução literal), em que falava sobre as suas descobertas em relação às vantagens do nascimento subaquático.

Ele pregava que a verdadeira função de uma mulher durante a gestação era viver essa fase de sua vida rodeando-se de bons pensamentos, coisas belas, sons e aromas suaves. Acreditava que a mãe deveria estar em conexão constante com o bebê, se comunicando, expressando continuamente o amor por ele e estabelecendo uma relação profunda com o mar. Essa relação também deveria estender-se aos golfinhos. Os ultrassons emitidos por esses animais, na opinião dele, chegam ao bebê, dentro da barriga e ajudam a estabelecer uma comunicação empática e telepática com o feto.

O parto na água se popularizou, mas o parto no mar gerou polêmica e adeptos, como foi o caso da família Bagrianski, que ficou conhecida pela exposição “Nacer en el Mar” [3], em que Vladimir Bagrianski registrou, entre 1986 e 1992 os partos de seus quatro filhos, todos no mar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário