Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 51% da população acima de 18 anos estão acima do peso ideal. O excesso de peso atinge 54% dos homens e 48% das mulheres

Imagem:

Compartilhar:

Dicas minimizam desperdício de alimentos em casa

Criado em 05/02/14 12h10 e atualizado em 05/02/14 12h36
Por Instituto Akatu [2]

Alimentos
Servir no prato somente o que for comer, evita o desperdício (Jornalista Icosta / Creative Commons)

Mais do que conselhos como "não desperdice alimentos", as atitudes sugeridas abaixo ensinam opções do que fazer com os restos e formas de fazer a comida durar mais. Confira a sugestão do Instituto Akatu [3] para minimizar o desperdício de alimentos dentro de casa:

1.     Faça o cardápio da semana
Planejar o cardápio da semana, definindo como serão as refeições diárias, permite planejar as compras semanais e evitar desperdícios. O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais.

2.     Não se preocupe com a aparência dos alimentos
Nas compras a granel (alimentos não embalados), não se deixe impressionar pelo aspecto “limpeza” de legumes e especialmente batatas. Saiba que a limpezados alimentos reduz seu tempo de vida, assim como pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume ou batata com um pouco de terra dura mais e pode ser facilmente lavado em casa.

3.     Cuidado ao manipular os alimentos
Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Somente depois de decidir o que vai levar, pegue o alimento. Assim, o produto será preservado por mais tempo. 

Leia também:

Em busca de alimentação nutritiva, mães se dedicam a cozinhar [4]

Jogo educativo aborda conceitos básicos sobre nutrição [5]

4.     Aproveite as partes boas de verduras e legumes
Se depois de alguns dias notar que abobrinha, chuchu, mandioquinha e outros legumes apresentam partes estragadas, corte-os, lave bem o que pode ser aproveitado e faça uma seleta de legumes para acompanhar assados em geral.

5.     Opte apenas pelo essencial
Compre somente o necessário para sua alimentação. Comprar em quantidade exagerada acaba gerando uma sobraque vai para o lixo. Se você economizar uma batata, uma cenoura, duas favas de vagem e um ovo por dia, ao final de uma semana terá ingredientes suficientes para a salada de maionese do fim de semana.

6.     Não jogue fora as sobras

Fruteira
Além de mais saborosas, frutas da estação têm preços mais baixos (Marcos Santos/USP Imagens)

Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, purê de batatas, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo.

7.     Sirva no prato somente o que vai comer
Reedite o lema dos nossos pais e avós: respeito aos alimentos e ao trabalho alheio. Ponha no prato apenas a quantidade suficiente para aquela refeição.

8.     Prefira produtos da estação
Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, desta forma reduzindo perdas pela manipulação, gastos de combustível e poluição.

9.     Produtos regionais são muito gostosos
Dê preferência às comidas típicas e aos ingredientes de sua região, pois estará ajudando a reduzir os custos de transporte e as perdas causadas pela manipulação dos alimentos.

10.    Faça o alimento durar mais
Vegetais, incluindo talos e folhas, podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.

Tags:  desperdício [6], alimentação [7], dicas [8], Sustentável [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário