Publicação traz dicas sobre alimentos a ser evitados

Imagem:

Compartilhar:

Cartilha sobre alergia alimentar alerta para informações nos rótulos

Criado em 03/09/14 09h29 e atualizado em 03/09/14 11h05
Por Adriana Franzin Fonte:Põe no Rótulo [2]

Cartilha da Alergia Alimentar
Publicação traz dicas sobre alimentos a ser evitados

O que caseinato de sódio tem a ver com o leite? Para quem é leigo no tema alergia alimentar, nada. Mas para quem sofre da doença, a informação é vital. A omissão do termo específico pode levar o consumidor a crer que o alimento é inofensivo. Esse equívoco pode gerar reações sérias, dependendo do grau de sensibilidade, como choque anafilático e fechamento da glote.

Para evitar ocorrências desse tipo, famílias de pacientes se uniram e criaram a campanha Põe no Rótulo [2]. O grupo lançou recentemente a Cartilha da Alergia Alimentar, para orientar outras famílias sobre as informações "escondidas" nas embalagens.

Segundo a publicação, cerca de cinco milhões de crianças e quatro milhões de adultos sofrem de alergia atualmente no Brasil. Apesar da importância da causa, não há na legislação brasileira artigo que obrigue fabricantes a destacar a presença de alérgenos nos rótulos ou a possibilidade de contaminação durante a produção (geralmente descrito como "contém ou pode conter traços de...").

A cartilha, feita em parceria com a Proteste [3], traz, por exemplo, dicas sobre o que fazer em casos de emergência, explica os riscos da contaminação cruzada e lista os principais alimentos que devem ser evitados por quem tem alergia.

A publicação está disponível para ser baixada [4]. Outras informações também podem ser consultadas e compartilhadas na Comunidade Põe no Rótulo [5] nas redes sociais. 

Tags:  cartilha [6], rótulo [7], alergia [8], alérgico [9], alérgeno [10], põe no rótulo [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário